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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44919
Tipo: | TCC |
Título: | Estudo de redução de custos no setor de fundição de uma empresa de médio porte por meio de adequação de liga não-ferrosa ao processo. |
Título em inglês: | Study of cost reduction in the foundry sector of a medium-sized company by means of non-ferrous alloys matching the process. |
Autor(es): | Marinho, Maria Aretha Rocha |
Orientador: | Klug, Jeferson Leandro |
Palavras-chave: | Redução de custos;Não-ferrosos;Fundição |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | MARINHO, Maria Aretha Rocha. Estudo de redução de custos no setor de fundição de uma empresa de médio porte por meio de adequação de liga não-ferrosa ao processo. 2019. 45 f. Monografia (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho é um projeto de redução de custos envolvendo o parâmetro de fluidez da liga e os elementos de correção para esse parâmetro, que são o zinco, alumínio, sal refinador e magnésio. Um envase na matriz de fundição fora dos parâmetros pode gerar problemas de falha no preenchimento, para falta de fluidez, e trincas, para o excesso de componentes que conferem fluidez à liga metálica. Temos que o alumínio inserido na liga acarreta no mesmo potencial de fluidez que seis vezes a quantia de zinco e o custo de um é próximo da metade do custo do outro. Essa diferença de custo trouxe a oportunidade de substituição parcial do zinco pelo alumínio na correção da liga. Os fatores que deveriam ser impactados foram controlados a fim de medirmos a viabilidade do processo. Os resultados mostraram que a adição do alumínio reduziu o custo de correção por tonelada sem trazer prejuízos para a produção. Como consequência da maior fluidez para envase, também houve uma redução considerável no consumo de magnésio e sal refinador, conjunto de elementos usado para afinação de grão e que também confere maior fluidez na liga pela adição do magnésio. |
Abstract: | The present work is a cost reduction project involving the alloy fluidity parameter and the correction elements for this parameter, which are zinc, aluminum, refining salt and magnesium. A packing in the casting matrix outside the parameters can generate fill failure problems, for lack of flowability, and cracking, for the excess of components which impart fluidity to the alloy. We have that the aluminum inserted in the alloy entails at the same flow potential that six times the amount of zinc and the cost of one is close to half the cost of the other. This cost difference brought the opportunity for partial replacement of zinc by aluminum in the alloy correction. The factors that should be impacted were controlled in order to measure the viability of the process. The results showed that the addition of aluminum reduced the cost of correction per ton without damaging the production. As a consequence of the higher flowability for packaging, there has also been a considerable reduction in the consumption of magnesium and refining salt, a set of elements used for grain refining and also gives greater alloy fluidity by the addition of magnesium. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44919 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA METALÚRGICA - Monografias |
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