Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Larissa de Sousa-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-08-20T17:57:48Z-
dc.date.available2019-08-20T17:57:48Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Larissa de Sousa; ANDRADE NETO, Manoel. Grupo de estudos de física utilizando a metodologia do projeto CASA-C. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44900-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCASA-Cpt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.titleGrupo de estudos de física utilizando a metodologia do projeto CASA-Cpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo ingressar no ensino médio em uma escola pública do Ceará, muitos estudantes sentem dificuldade em assimilar os conceitos abordados na disciplina Física. Nesse contexto, o desenvolvimento de propostas que incentivem a interação entre os estudantes para que estes possam estudar juntos de forma cooperativa e solidária é de grande importância para amenizar o problema citado. Assim, o presente trabalho busca, primeiramente, apresentar o projeto Célula Autônoma e Solidária de Aprendizagem Cooperativa (CASA-C), desenvolvido por bolsistas do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em seguida, pretende-se realizar um relato de experiência feito por um participante de um grupo de estudo de Física que utiliza a metodologia adotada no projeto CASA-C. O objetivo geral desse trabalho é a disseminação da metodologia da aprendizagem cooperativa, visando à formação de estudantes cooperativos, solidários e autônomos. Além disso, em específico, busca-se analisar o funcionamento de um grupo de estudos de Física que utiliza a metodologia adotada no projeto CASA-C. Para que esses objetivos possam ser alcançados, os encontros do grupo de estudo serão documentados por meio de fotos e da realização de planos de estudos, que serão, posteriormente, utilizados para a apresentação do relato de experiência. Como resultado, é esperado que haja criação de vínculos entre universitários e alunos da escola pública e aumento no desempenho destes últimos na disciplina Física. Desse modo, se os resultados esperados forem alcançados, verifica-se que a experiência de participar de um grupo de estudos que estimula a interação, a cooperação, a solidariedade e a autonomia intelectual é bastante positiva tanto para a formação de vínculos sociais quanto para a obtenção de conhecimento na área da Física.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lsoliveira.pdf48,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.