Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44876
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Coutinho Filho, José Danilo da Silva | - |
dc.contributor.author | Zylberberg, Tatiana Passos | - |
dc.contributor.author | Lima, Tereza Cristina Batista de | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-20T16:38:24Z | - |
dc.date.available | 2019-08-20T16:38:24Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | COUTINHO FILHO, José Danilo da Silva; ZYLBERBERG, Tatiana Passos; LIMA, Tereza Cristina Batista de. A utilização de banco de dados como ferramenta de gestão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44876 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Banco de dados | pt_BR |
dc.subject | Indicador | pt_BR |
dc.subject | Qualidade | pt_BR |
dc.title | A utilização de banco de dados como ferramenta de gestão | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa) programa vinculado à Escola de Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da Universidade Federal do Ceará identificou a necessidade de um sistema computacional que possibilitasse à gestão dos registros da participação dos docentes e que ainda, pudesse fornecer digitalmente Indicadores de Avaliação. O método de desenvolvimento do projeto de software foi dividido em 5 etapas. Etapa 1: análise da base de dados existente e levantamento de expectativas sobre o sistema à ser desenvolvido; Etapa 2: pesquisa de um suíte de criação que atenda aos requisitos mínimos: confiabilidade, flexibilidade e baixo custo, adotou-se então o ACCESS; Etapa 3: realização de reuniões periódicas para discutir melhorias na implementação; Etapa 4: adaptação da base de dados existente, padronizando e/ou corrigindo dados incoerentes; Etapa 5: implementação, verificando se as necessidades foram atendidas e documentando o processo de desenvolvimento. No processo de implementação as informações de indicadores foram expostas à gestão um projeto piloto, verificando se os resultados almejados foram atingidos. A entrega do sistema por partes possibilitou ajustes e melhorias, o que permitiu expandir a abrangência de suas funcionalidades. A assessoria compartilhada entre docentes, servidores e bolsistas propiciaram a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Com a implementação deste sistema a CASa/EIDEIA pode melhor gerenciar suas atividades, fortalecendo a responsabilidade acadêmica de produzir e disseminar conhecimento. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jdscfilho.pdf | 49,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.