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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoutinho Filho, José Danilo da Silva-
dc.contributor.authorZylberberg, Tatiana Passos-
dc.contributor.authorLima, Tereza Cristina Batista de-
dc.date.accessioned2019-08-20T16:38:24Z-
dc.date.available2019-08-20T16:38:24Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOUTINHO FILHO, José Danilo da Silva; ZYLBERBERG, Tatiana Passos; LIMA, Tereza Cristina Batista de. A utilização de banco de dados como ferramenta de gestão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44876-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBanco de dadospt_BR
dc.subjectIndicadorpt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.titleA utilização de banco de dados como ferramenta de gestãopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa) programa vinculado à Escola de Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da Universidade Federal do Ceará identificou a necessidade de um sistema computacional que possibilitasse à gestão dos registros da participação dos docentes e que ainda, pudesse fornecer digitalmente Indicadores de Avaliação. O método de desenvolvimento do projeto de software foi dividido em 5 etapas. Etapa 1: análise da base de dados existente e levantamento de expectativas sobre o sistema à ser desenvolvido; Etapa 2: pesquisa de um suíte de criação que atenda aos requisitos mínimos: confiabilidade, flexibilidade e baixo custo, adotou-se então o ACCESS; Etapa 3: realização de reuniões periódicas para discutir melhorias na implementação; Etapa 4: adaptação da base de dados existente, padronizando e/ou corrigindo dados incoerentes; Etapa 5: implementação, verificando se as necessidades foram atendidas e documentando o processo de desenvolvimento. No processo de implementação as informações de indicadores foram expostas à gestão um projeto piloto, verificando se os resultados almejados foram atingidos. A entrega do sistema por partes possibilitou ajustes e melhorias, o que permitiu expandir a abrangência de suas funcionalidades. A assessoria compartilhada entre docentes, servidores e bolsistas propiciaram a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Com a implementação deste sistema a CASa/EIDEIA pode melhor gerenciar suas atividades, fortalecendo a responsabilidade acadêmica de produzir e disseminar conhecimento.pt_BR
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