Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44867
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Alisson Ribeiro dos | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Ana Marcia Alves | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-20T14:28:29Z | - |
dc.date.available | 2019-08-20T14:28:29Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Alisson Ribeiro dos; SIQUEIRA, Ana Marcia Alves. O realismo maravilhoso em Gabriel García Márquez e Murilo Rubião. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44867 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Garcia Marquez | pt_BR |
dc.subject | Murilo Rubião | pt_BR |
dc.subject | Realismo maravilhoso | pt_BR |
dc.title | O realismo maravilhoso em Gabriel García Márquez e Murilo Rubião. | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Na obra Do real maravilhoso americano (1987), Carpentier nos adverte que, nas narrativas realistas maravilhosas, o discurso torna verossímil as peripécias e histórias mais mirabolantes dos personagens, uma vez que a própria realidade latino-americana é maravilhosa, objetivando, em supremacia, a adesão do leitor às ações inesperadas e extraordinárias dentro do universo ficcional. Desse modo, o trabalho com a realidade proposto por García Márquez e Murilo Rubião, muito nos diz sobre essa “outra” realidade americana. Tanto o escritor colombiano quanto o brasileiro constroem suas narrativas em meio a acontecimentos extraordinários, do ponto de vista lógico, que adentram o universo ficcional sem terem sua existência questionada. Assim, a realidade e a fantasia se entrecruzam, produzindo um efeito de adesão no leitor diante das cenas absurdas apresentadas em situações cotidianas, com a mesclam diversos elementos imagísticos, como: o zoomorfismo, a presença de elementos grotescos e do exagero de algumas situações, fruto da hiperbolização dos acontecimentos, e a supressa. Esses aspectos transcendem o comum, o lógico, e cria, juntamente com outros elementos, essa aura fantasiosa, onde o verossímil funde-se e confunde-se com o inverossímil, respeitando suas próprias regras de verossimilhança da narrativa. Esse universo ficcional é aceito pelo leitor que passa a entendê-lo de uma maneira lógica, desprendendo da própria narrativa qualquer elemento assombroso, levando-os a um “efeito de encantamento” (CHIAMPI, 2012, p.62). Nesta pesquisa, portanto, discutiremos se os aspectos elencados anteriormente fazem com que as obras dos autores acima citados coincidam e de que forma ambos escritores se aproximam do estilo conhecido como realismo maravilhoso, apresentado nos estudos de Carpentier (1987) e Chiampi (2012). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_arsantos.pdf | 49,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.