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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Antonio Raimundo de Melo-
dc.contributor.authorRibeiro, Lucas de Sousa-
dc.contributor.authorLeite, Raquel Crosara Maia-
dc.date.accessioned2019-08-20T14:27:08Z-
dc.date.available2019-08-20T14:27:08Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUZA, Antonio Raimundo de Melo; RIBEIRO, Lucas de Sousa; LEITE, Raquel Crosara Maia. Ensino de ciências no estado do ceará: manuais didáticos e documentos que fundamentaram a prática pedagógica a partir da década de 90. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44866-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectManual didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAnálise documentalpt_BR
dc.titleEnsino de ciências no estado do ceará: manuais didáticos e documentos que fundamentaram a prática pedagógica a partir da década de 90pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa dá continuidade aos estudos realizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI) e tem como objetivo traçar um quadro do ensino de ciências no Estado do Ceará, buscando analisar histórica e filosoficamente o desenvolvimento do ensino de ciências, englobando seus determinantes curriculares, metodológicos, formativos, bem como as concepções epistemológicas subjacentes, com o foco na década de 90. Utilizamos como fontes primárias os históricos, propostas curriculares, livros didáticos, como os manuais de apoio ao Telensino, além de outras fontes como entrevistas com estudantes da época. Esse trabalho qualitativo foi realizado por meio de análise temática dos conteúdos. Encontramos os acordos políticos institucionais que regulamentam o ensino de ciências nos anos 90, observando nesta década a continuidade da reforma tecnicista. Nos deparamos com o telensino, mas com uma nova roupagem, agora, telenovelística. O telensino apresenta, apesar de suas fragilidades como o atraso dos manuais de apoio, potencialidades como o acesso à educação. As propostas curriculares apontam críticas ao modelo fragmentado e reducionista da ciência, também ao modelo tradicional de ensino e apresentam como fundamento epistemológico o construtivismo piagetiano. Em contraposição, elas mantêm conteúdos conceituais seriados e descontextualizados. Os históricos escolares e entrevistas apontam ainda que na década analisada muitas críticas foram feitas ao professor/orientador de aprendizado, como a falta de domínio dos conceitos e de autonomia. O orientador de aprendizagem na disciplina de ciências era apenas um reprodutor de uma sequência didática elaborada pelo nível de propósito. As análises nos permitiram uma compreensão dos avanços e retrocessos da década, além de nos fazer entender a trajetória que o ensino de ciências vem desenvolvendo para que possamos propor melhorias para um novo futuro da educação científica no Ceará.pt_BR
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