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dc.contributor.authorEvangelista, Ana Nery Amaro-
dc.contributor.authorCaetano, Adryane Gorayeb Nogueira-
dc.date.accessioned2019-08-20T14:14:11Z-
dc.date.available2019-08-20T14:14:11Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationEVANGELISTA, Ana Nery Amaro; CAETANO, Adryane Gorayeb Nogueira. Mapeamento colaborativo on-line como subsídio para a gestão ambiental de um campus universitário: avaliação como usuário do open street map e do google maps. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44858-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGoogle Mapspt_BR
dc.subjectOpen Street Mappt_BR
dc.subjectGestão Ambientalpt_BR
dc.titleMapeamento colaborativo on-line como subsídio para a gestão ambiental de um campus universitário: avaliação como usuário do open street map e do google maps.pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Gestão Ambiental é tratada como ato de pensar a organização espacial, no sentido de planejar intervenções ambientais que não sejam de tudo nocivas ao planeta, e garantir que os recursos persistam até às futuras gerações. Ao longo do tempo o encarregado por esse planejamento foi exclusivamente o estado. Porém, uma nova cultura nesse sentido vem se desenvolvendo no século XXI, a chamada Cultura Participativa, onde o compartilhamento de tempo e informações é o elemento primordial. O mapa é um poderoso instrumento na gestão, pois expressa conhecimento sobre o espaço. Ao unir-se a cultura participativa e a confecção de mapas têm-se a Cartografia Colaborativa. No presente trabalho busca-se compreender como uma cartografia colaborativa poderia auxiliar na gestão ambiental participativa de um campus universitário e como este processo se desenvolve em duas plataformas, o Google Maps e o Open Street Map. O objeto analisado é o Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará. A metodologia utilizada subdividiu-se em seis etapas: (1) Trabalhos de gabinete preliminares; (2) Trabalhos de campo; (3) Mapeamento; (4) Entrevistas semiestruturadas com gestores do campus; e (5) Análise comparativa dos dados e (6) Proposta interdisciplinar de Aplicativo Mobile de Gestão Participativa. A discussão teórica girou em torno da importância da preocupação com a gestão ambiental em campus universitários e a necessidade de participação da sociedade universitária na gestão ambiental, através da construção e apropriação dos mapas colaborativos. Resultados preliminares mostram que os mapas colaborativos são utilizados por gestores e usuários do campus, e possuem informações mais adensadas, pois são atualizados constantemente pela comunidade de colaboradores voluntários e que o processo de colaboração na construção de mapas de um campus universitário, permite um desenvolvimento maior de conhecimento espacial e consciência crítica mais aguçada sobre a importância da preservação ambiental.pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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