Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44857
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Alanny Nayra Alexandre-
dc.contributor.authorAmora, Kleber Carneiro-
dc.date.accessioned2019-08-20T14:11:59Z-
dc.date.available2019-08-20T14:11:59Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCARVALHO, Alanny Nayra Alexandre; AMORA, Kleber Carneiro. A contribuição da pedagogia kantiana à humanidade. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44857-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectPedagógicapt_BR
dc.subjectHomempt_BR
dc.titleA contribuição da pedagogia kantiana à humanidade.pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa tem como proposta estabelecer uma análise das contribuições pedagógicas da filosofia kantiana referente a formação do homem. Fruto de uma pesquisa de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), o artigo tem por objetivo abordar o tema da formação moral dos sujeitos e sua relação com a educação a partir do pensamento pedagógico do filósofo Immanuel Kant. Trata-se de uma abordagem metodológica analítica e interpretativa, priorizando o esclarecimento conceitual e argumentação reflexiva-crítica. Inserido na linha de pesquisa Ética e Filosofia Política, este trabalho busca esclarecer conceitos e enunciados presentes nos escritos pedagógicos kantianos, refletir e situar as contribuições de Kant para pensar a formação moral do sujeito, bem como aplicar e atualizar suas contribuições pedagógicas para pensarmos a educação na atualidade. O filósofo compreende que o homem é a única criatura que precisa ser educada e que não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação, pois ele é aquilo que a educação faz dele. Assim, concentrando nesta afirmação de Kant, procuramos compreender as preleções sobre a educação dentro do horizonte da obra “Sobre a Pedagogia”. Como conclusão, verificamos que por educação, Kant entende um processo que dura a vida toda e que tem como finalidade última a formação do homem como sujeito moral. O mesmo acredita que o ser humano não nasce moral, torna-se moral através dos processos educativos. Defende que, se todos os homens agissem moralmente, a humanidade estaria a caminho de um estado cosmopolita universal, em que seriam desenvolvidas todas as disposições da espécie humana. Sejam nas dimensões morais, críticas, reflexivas ou autônomas.pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_anacarvalho.pdf49,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.