Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44857
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Alanny Nayra Alexandre | - |
dc.contributor.author | Amora, Kleber Carneiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-20T14:11:59Z | - |
dc.date.available | 2019-08-20T14:11:59Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Alanny Nayra Alexandre; AMORA, Kleber Carneiro. A contribuição da pedagogia kantiana à humanidade. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44857 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Homem | pt_BR |
dc.title | A contribuição da pedagogia kantiana à humanidade. | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa tem como proposta estabelecer uma análise das contribuições pedagógicas da filosofia kantiana referente a formação do homem. Fruto de uma pesquisa de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), o artigo tem por objetivo abordar o tema da formação moral dos sujeitos e sua relação com a educação a partir do pensamento pedagógico do filósofo Immanuel Kant. Trata-se de uma abordagem metodológica analítica e interpretativa, priorizando o esclarecimento conceitual e argumentação reflexiva-crítica. Inserido na linha de pesquisa Ética e Filosofia Política, este trabalho busca esclarecer conceitos e enunciados presentes nos escritos pedagógicos kantianos, refletir e situar as contribuições de Kant para pensar a formação moral do sujeito, bem como aplicar e atualizar suas contribuições pedagógicas para pensarmos a educação na atualidade. O filósofo compreende que o homem é a única criatura que precisa ser educada e que não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação, pois ele é aquilo que a educação faz dele. Assim, concentrando nesta afirmação de Kant, procuramos compreender as preleções sobre a educação dentro do horizonte da obra “Sobre a Pedagogia”. Como conclusão, verificamos que por educação, Kant entende um processo que dura a vida toda e que tem como finalidade última a formação do homem como sujeito moral. O mesmo acredita que o ser humano não nasce moral, torna-se moral através dos processos educativos. Defende que, se todos os homens agissem moralmente, a humanidade estaria a caminho de um estado cosmopolita universal, em que seriam desenvolvidas todas as disposições da espécie humana. Sejam nas dimensões morais, críticas, reflexivas ou autônomas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_anacarvalho.pdf | 49,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.