Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44856
Tipo: Resumo
Título: As ruralidades tecendo outros modos de ser da(s) juventude(s) na comunidade de Pentecoste, no nordeste brasileiro.
Autor(es): Silva, Alexsandra Maria Sousa
Ximenes, Verônica Morais
Palavras-chave: Juventude rural;Pobreza;Projeto de Vida
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVA, Alexsandra Maria Sousa; XIMENES, Verônica Morais. As ruralidades tecendo outros modos de ser da(s) juventude(s) na comunidade de Pentecoste, no nordeste brasileiro. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).
Resumo: Esta proposta de pesquisa aborda as temáticas situadas no campo de estudos sobre juventude e pobreza, mais especificamente sobre as implicações psicossociais da pobreza para os jovens no contexto rural e as estratégias de fortalecimento psicossocial para a construção de seus projetos de vida. A relevância deste tema destaca-se pela ênfase dada à migração do jovem rural, que historicamente, está relacionada a duas variáveis: os atrativos da cidade grande e os aspectos negativos do meio rural. O modo de viver da juventude rural tem ganhado impulso principalmente desde a realização das duas conferências Nacionais de Juventude, em 2008 e 2011, mostrando a participação ativa da juventude rural em espaços de discussões e lutas onde esses jovens puderam mostrar que desejam permanecer no campo e nas florestas e que podem viver sua juventude de forma plena e plural. Diante disso, o objetivo é analisar as relações entre as vivências de jovens em condições de pobreza e seus projetos de vida na comunidade rural. Esta pesquisa será realizada com jovens da ADEL (Agência de Desenvolvimento Econômico Local), um empreendimento social que atua em prol do desenvolvimento social e econômico das comunidades rurais do médio Curu, no Estado do Ceará. Tomo como base métodos qualitativos, como o uso da observação-participante e a realização de oficinas artísticas que fomentem a expressão criativa dos sujeitos, e métodos quantitativos, onde será aplicado o questionário sócio-econômico para identificação do perfil de pobreza dos jovens. Os dados serão tratados a partir da Análise de conteúdo, com auxílio do software de análise qualitativa Atlas TI 5.2, e os dados quantitativos contarão com o suporte do software SPSS. Espera-se com isso analisar a vivência dos jovens, as construções de seus projetos de vida e discutir as implicações psicossociais da pobreza no cenário das ruralidades juvenis contemporâneas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44856
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_amssilva.pdf49,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.