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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44848
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mendonça, Adriana Ferreira | - |
dc.contributor.author | Borges Neto, Hermínio | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-20T13:58:24Z | - |
dc.date.available | 2019-08-20T13:58:24Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Adriana Ferreira; BORGES NETO, Hermínio. Sequência Fedathi e o conceito de função. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44848 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Função | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Sequencia Fedathi | pt_BR |
dc.title | Sequência Fedathi e o conceito de função | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Na Educação Básica, especificamente no 1º ano do Ensino Médio, o conceito de função permeia todo o programa previsto para o desenvolvimento da disciplina de matemática. Os PCN+ sugerem que o professor busque desenvolver com seus alunos as competências associadas a representação e comunicação. Uma outra dificuldade a ser superada pelos alunos são os obstáculos que surgem na aprendizagem desse conteúdo. Tendo, então, o professor do Ensino Médio como sujeito desta pesquisa, objetiva-se aplicar uma sequência didática sobre o conceito de função que permita ao professor aprofundar esse conceito e utilizar em suas aulas utilizando a metodologia de ensino Sequencia Fedathi que tem como finalidade a mudança de postura docente que passa a ser mediador. e por sua conexão com o ensino de conceitos ao valorizar a resolução de problemas, a investigação, generalização e formalização. É oportuno e necessário investigar como a formação de professores tem contribuído para a prática docente e para a qualidade dos processos educativos no âmbito escolar. Vale destacar que as formações têm um caráter duplo: a melhoria das ações desenvolvidas pelo professor e a qualidade da aprendizagem para os alunos. A pesquisa já está na fase de formação docente na escola escolhida para aplicação. Tal formação, cuja duração será de 45 dias, conta com cinco professores. A primeira fase ocorreu com discussões durante o planejamento de área acerca do conteúdo funções: definições, obstáculos e dificuldades na perspectiva docente. A fase seguinte acontecerá em dois ambientes, planejamento de área e ambiente virtual Teleduc. Neste ambiente, serão aprofundadas algumas questões do material utilizado na formação, fóruns e leituras complementares para estudo do conceito de função. Alguns resultados já são observados nesta fase inicial, como as dificuldades dos professores em participarem de um processo de formação. Contudo, o reconhecimento deste tipo de ação é percebido no grupo participante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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