Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44843
Tipo: | Resumo |
Título: | A resolução de situações-problema matemáticos: estratégias apresentadas pelos alunos do Curso de Pedagogia |
Autor(es): | Bezerra, Antonio Marcelo Araújo Santos, Maria José Costa dos |
Palavras-chave: | Lógico-Mátemática;Estratégia Matemática;Ensino de Matemática |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | BEZERRA, Antonio Marcelo Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos. A resolução de situações-problema matemáticos: estratégias apresentadas pelos alunos do Curso de Pedagogia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9). |
Resumo: | A formação matemática dada aos alunos do Curso de Pedagogia nas Instituições de Ensino Superior – IES deve compreender, não somente diferentes conteúdos associados a diferentes práticas, mas utilizar daquelas que melhor facilitem a transposição didática. Diante de um ensino por vezes repleto de regras a serem memorizadas e sem significação para o aluno, em particular no ensino da matemática, objetivamos compreender as estratégias lógico-matemáticas apresentadas pelos alunos do curso de Pedagogia visando a solução de problemas matemáticos com vistas a construção de conhecimentos e não apenas a memorização de fatos e fórmulas. A pesquisa se deu com a observação dos conhecimentos lógico-matemáticos prévios dos alunos de modo que a coleta destas informações foi feita com o uso de um questionário culminando com a execução de uma sequência didática, tendo esta como base as hipóteses levantadas pelos alunos durante as observações. A Sequência didática em questão terá como suporte teórico os preceitos da Sequência Fedathi e Didática Geral. Este trabalho explicita num contexto epistemológico e pragmático as vicissitudes que envolvem a construção de estratégias pelos alunos do curso de Pedagogia da UFC envolvendo problemas matemáticos voltados a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Na certeza que no arcabouço destas construções e assimilações perpassarão a compreensão dos conceitos de raciocínio lógico-matemático, esquemas, contrato didático e Sequência Fedathi. Partiremos do pressuposto que o entendimento das estratégias apresentadas pelos alunos se assenta na análise de ações desencadeadas pelo professor (mediador) para a construção de novos saberes. Tal trabalho demonstrará que o professor ao compreender as diferentes manifestações dos raciocínios lógico-matemáticos expostos pelos alunos, lhe proporcionará maiores e melhores instrumentos de enfrentamento para com a compreensão e resolução de problemas matemáticos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44843 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_admabezerra.pdf | 49,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.