Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Ana Carmen de Souza-
dc.contributor.authorRocha, Mirley Nádila Pimentel-
dc.contributor.authorNepomuceno, Lara Meneses Saldanha-
dc.contributor.authorFrança, Roberta Cavalcante de-
dc.contributor.authorBorges Neto, Hermínio-
dc.date.accessioned2019-08-20T12:55:50Z-
dc.date.available2019-08-20T12:55:50Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTANA, Ana Carmen de Souza et al. Web comunicação no CRID: reflexões sobre a educomunicação na formação docente num projeto de extensão universitária. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44841-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCRID - Centros Rurais de Inclusão Digitalpt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleWeb comunicação no CRID: reflexões sobre a educomunicação na formação docente num projeto de extensão universitáriapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre a formação docente a partir da praxis nos Centros Rurais de Inclusão Digital (CRID), um projeto de extensão financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), e desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisas Multimeios na Faculdade de Educação (Faced/ UFC). O estudo teve seu desenvolvimento metodológico pautado num olhar multirreferencial, bricolando (Lapassade, 1998; Therrien, 2006) elementos de cunho etnográfico (notas de reunião, notas de campo, fotografias) e pesquisa- intervenção (mediante 16 encontros semanais envolvendo atividades no Grupo Web TV e Web Rádio do CRID) ao longo do semestre 2016.1 do calendário acadêmico vigente. A escrita foi desenvolvida em formato de relatório de Estágio de Docência no Ensino Superior, disciplina obrigatória no curso de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação- Faced da Universidade Federal do Ceará- UFC. Os resultados apontam dificuldades enfrentadas e relevância da sensibilização em educomunicação de bolsistas-pesquisadores do CRID. Observamos também que a experiência no CRID permite relações entre saberes acadêmicos e saberes das comunidades rurais assentadas onde o projeto é desenvolvido. Identificamos que atividades práticas (fotografia, produção de vídeos com uso de câmera do celular, instalação de plugins de áudio e vídeo em blog) antecedendo as atividades de cunho teórico surtiram efeito positivo na aprendizagem do grupo de bolsistas-pesquisadores por despertarem maior atenção para: habilidades e competências no raciocínio lógico (Borges Neto; Capelo Borges, 2007) envolvendo o uso de softwares livres voltados para criação, edição de web rádio e web TV, pautados na educomunicação (Freire, 1983; Kaplun, 1998; Soares, 2011; Aparici; 2014); planejamento envolvendo a Sequência Fedathi (Borges Neto, Santana, 2001; Cardoso, 2015; Torres, 2014; e Santana, 2008).pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_acssantana.pdf52,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.