Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44839
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Ana Cláudia Mendonça-
dc.contributor.authorBorges Neto, Hermínio-
dc.date.accessioned2019-08-20T12:48:59Z-
dc.date.available2019-08-20T12:48:59Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; BORGES NETO, Hermínio. Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseado na sequência Fedathi. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44839-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Continuada Professorpt_BR
dc.subjectOrientações Metodológicaspt_BR
dc.subjectSequência Fedathipt_BR
dc.titleConcepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseado na sequência Fedathipt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA questão da formação de professores é atravessada por vários dilemas. Discussões e pesquisas sobre formação continuada de professores têm mobilizado reflexões sobre as dimensões do desenvolvimento profissional docente e entendimentos distintos têm sido apresentados. Pela vivência e discussão sobre o assunto, buscamos compreender de que forma os professores de matemática reconstroem suas práticas pedagógicas a partir de estudos, interações e acompanhamentos didáticos. Reunindo-se as dificuldades pedagógicas do professor em exercício e as dificuldades inerentes ao código da disciplina de matemática, surgiu a proposta de se organizar uma metodologia de formação que articulasse teoria-prática para ampliar os conhecimentos docentes, e que se baseasse na Sequência Fedathi para mediar à formação de conceitos matemáticos. A partir desta ideia inicial, algumas questões passaram a nortear a reflexão: Quais as bases pedagógicas para uma metodologia de formação continuada para professores de Matemática em exercício? Qual o desenho dos encontros de formação adequado ao emprego desta metodologia, tendo em vista as características do público a que se destina? Quais as orientações adequadas para a formação de conceitos teórico-didáticos desse professor e de seus alunos baseados na Sequência Fedathi? O presente estudo objetivou elaborar uma proposta de formação continuada de professores de matemática do Ensino Fundamental II, baseado na Sequência Fedathi, nas dimensões teórico, prática, cultural e relacional para a valorização pessoal e profissional docente. Apresentamos um modelo de formação composto por orientações metodológicas que contemplam as dimensões teóricas, prática, cultural e relacional baseada na Sequência Fedathi.pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_acmpinheiro.pdf49,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.