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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44749
Tipo: | TCC |
Título: | Análise da implementação de um sistema de controle orçamentário em uma escola – estudo de caso |
Autor(es): | Mota, André Luiz Parente |
Orientador: | Leopoldino, Cláudio Bezerra |
Palavras-chave: | Planejamento;Sistemas de Informação;Controle Orçamentário;Benefícios de Sistemas de Informação;Melhorias de Processos |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | MOTA, André Luiz Parente. Análise da implementação de um sistema de controle orçamentário em uma escola – estudo de caso. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho tem como escopo principal abordar como a implementação de um sistema de informação pode ajudar na gestão orçamentária de uma escola, comparando com a sistemática antiga e identificando as melhorias adotadas pelo novo sistema e processo implantado. Esse trabalho foi elaborado com base em documentos internos da empresa, além da inserção do pesquisador dentro do processo de elaboração do orçamento, reconhecendo na prática os problemas e pontos de melhoria. No referencial foram expostos os detalhes dos sistemas de informação e suas características, além do planejamento e controle orçamentário com suas fases. Desse modo, mostrando o funcionamento em conjunto do sistema de informação e o processo de controle de orçamento. Contudo, alguns pontos de cuidado também foram abordados, devido ao cuidado na escolha do sistema adequado e o modelo de orçamento, pois estes devem estar alinhados com os processos da empresa e o modelo de negócio adotado. Por fim, o presente estudo aborda as melhorias do novo sistema de informação implementado alinhado com a otimização de processos, exemplificando e comparando os dois cenários, buscando contribuir com novas pesquisas nas áreas de tecnologia e orçamento. |
Abstract: | The main objective of this study is to analyze how the implementation of an information system that can help improve the quality of a school, comparing it with the old one, and identifying the improvements adopted by a new system and process. This study was elaborated based on internal documents of the company, as well as insertion of the researcher into the budgeting process, with emphasis on the problems and points of improvement. In the referential were exposed the details of the information systems and their characteristics besides the planning and budgetary control with its phases. Thus, showing the joint operation of the information system and the budget control process. However, some points of care have also been addressed, due to the careful choice of the appropriate system and the budget model, as these should be aligned with the company's processes and the business model adopted. Finally, the present study addresses the improvements of the new information system implemented in line with the optimization of processes, exemplifying and comparing the two scenarios, seeking to contribute with new research in the areas of technology and budget. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44749 |
Aparece nas coleções: | ADMINISTRAÇÃO - Monografias |
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