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dc.contributor.advisorMachado, Diego de Queiroz-
dc.contributor.authorPraxedes, Ana Cecilia Gurjao Barbosa-
dc.date.accessioned2019-08-14T18:54:26Z-
dc.date.available2019-08-14T18:54:26Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPRAXEDES, Ana Cecilia Gurjao Barbosa. Análise do estresse ocupacional em bancários de uma agência de Fortaleza – CE. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44746-
dc.description.abstractThe objective of this study was to identify the characteristics of occupational stress in professionals in the banking sector, since these professionals live in a work environment with constant collection because it is focused on achieving goals to reach the results, causing these workers to suffer different productivity requirements. Thus, a descriptive, field, bibliographical and quantitative approach was carried out using a questionnaire based on the Occupational Coping Scale (ECO), the Occupational Well-Being Scale (EBET) and the Inventory of Symptoms of Stress of Lipp (ISSL), applied to 14 banking professionals of a private bank located in the center of the municipality of Fortaleza - CE. As a result, the stress resistance phase was present in 37% of the respondents, 12% were only in the alert phase, 13% were in the two phases and 38% of the sample was not in any phase. Finally, it is concluded that the level of stress of the professionals of the agency studied is moderate, considering that between 40% and 50% of the sample are at this level.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstresse ocupacionalpt_BR
dc.subjectCopyng ocupacionalpt_BR
dc.subjectBancáriospt_BR
dc.titleAnálise do estresse ocupacional em bancários de uma agência de Fortaleza – CEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo teve como objetivo identificar as características do estresse ocupacional em profissionais do setor bancário, dado que esses profissionais convivem em um ambiente de trabalho com constante cobrança pois é focado em cumprimento de metas para o alcance dos resultados, fazendo com que esses trabalhadores sofram diferentes exigências de produtividade. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa descritiva, de campo, bibliográfica e de abordagem quantitativa, utilizando-se de um questionário baseado na Escala de Copyng Ocupacional (ECO), na Escala de Bem-Estar no Trabalho (EBET) e no Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL), aplicado em 14 profissionais bancários de uma agência bancária privada localizada no centro do município de Fortaleza – CE. Como resultado, verificou-se que a fase de resistência ao estresse está presente em 37% dos respondentes, 12% encontra-se somente na fase de alerta, 13% encontram-se nas duas fases e 38% da amostra não está em nenhuma fase. Por fim, conclui-se que, o nível de estresse dos profissionais da agência estudada é moderado, tendo em vista que, entre 40% e 50% da amostra entram-se nesse nível.pt_BR
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