Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44742
Tipo: Artigo de Evento
Título: Apropriar-se da Praça: uma disputa de sentidos de lugar
Autor(es): Marques, Ana Cesaltina Barbosa
Palavras-chave: Praça;Afeto;Afetividade
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Intercom
Citação: MARQUES, Ana Cesaltina Barbosa. Apropriar-se da Praça: uma disputa de sentidos de lugar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 40., 4-9 set. 2017, Curitiba (PR). Anais... São Paulo: Intercom, 2017. Tema: Intercom 40 anos: comunicação, memórias e historicidades.
Resumo: O debate em torno da reforma da praça Portugal, em Fortaleza (CE), desenrolado entre 2014 e 2016 no noticiário local, evidenciou a disputa de produção de sentidos acerca do espaço urbano como estratégia de legitimação de seus usos e ocupações. Uma das propostas apresentadas pela prefeitura retirava a área central da praça, transformando-a num cruzamento, com quatro pequenas praças laterais. Uma polêmica instaurou-se centrada no ponto: o equipamento, que funciona também como rotatória, seria ou não uma praça? A baixa frequência de visitantes, diante da dificuldade anterior para acesso à área central por conta do intenso fluxo de veículos, seria suficiente para destituí-la do status de praça e condená-la a uma drástica intervenção? A análise de conteúdo de textos publicados na imprensa revela disputas para definição de sentidos de lugar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44742
ISSN: 2175 4683
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_acbmarques.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.