Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44738
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Iara Rafaela-
dc.contributor.authorGadelha, Rebeca-
dc.date.accessioned2019-08-14T15:57:58Z-
dc.date.available2019-08-14T15:57:58Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationGADELHA, Rebeca. Cartografia & memória: análise geográfica da obra Iracema, de José de Alencar. 2018. 16 f. Monografia (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44738-
dc.description.abstractThe project Opening Horizons: The Geographic Space in Classical and Contemporary Literature aims to stimulate the dialogue between these two areas of knowledge, encouraging, from an early age, the students of the Geography course of the Federal University of Ceará to widen the geographical view to the different representations of the world. However, this project is not restricted to the Department; instead, it expands to high schools, searching for ways in which literature can help in understanding the discipline of Geography. Thus, this article sought not only to understand the relations between subject, time and space that are manifested through the novel, but also to report the contributions of Iracema to the teaching of geography in the Liceu de Messejana EEM during the second half of the year 2017.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titleCartografia & memória: análise geográfica da obra Iracema, de José de Alencarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO projeto Abrindo Horizontes: O Espaço Geográfico na Literatura Clássica e Contemporânea tem por objetivo estimular o diálogo entre estas duas áreas do saber, incentivando, desde cedo, os alunos do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará a ampliar o olhar geográfico para as diferentes representações de mundo. Entretanto, este projeto não se restringe ao Departamento, ao contrário, expande-se para as escolas de Ensino Médio, buscando formas de como a literatura pode ajudar na compreensão da disciplina de Geografia. Assim, este artigo buscou não apenas compreender as relações entre sujeito, tempo e espaço que se manifestam através do romance, mas também relatar as contribuições da obra Iracema para o ensino da disciplina de geografia na E. E. M. Liceu de Messejana durante o segundo semestre do ano de 2017.pt_BR
Aparece nas coleções:GEOGRAFIA-BACHARELADO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_rmgmmatias.pdf223,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.