Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44733
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira Júnior, José Leite de-
dc.date.accessioned2019-08-14T13:07:51Z-
dc.date.available2019-08-14T13:07:51Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationOLIVEIRA JÚNIOR, José Leite de. Imagens poético-pictóricas da emigração em Cabo Verde. Graphos, João Pessoa, v. 12, n. 2, p.151-160, dez. 2010.pt_BR
dc.identifier.issn1516-1536-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44733-
dc.description.abstractThe theme of emigration is one of the most recurrent on Cape Verde’s poetic. The writers from the Claridade magazine devoted themselves to that theme. Understanding the poetics images created by the claridosos as an inauguration, one can realize that the contemporary painting of Kiki Lima resumes the theme, giving to it more positivity, including the insertion of the feminine figure as a symbol of resistance. On scenes of exodus and homecoming, Kiki Lima gives euphoric meanings to earth’s representative elements and no-euphoric to those associated to the ocean, in creations which contrast, respectively, hot and cold colors. The comparative study between literature and painting has its base on the semiotic theory by Greimas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPoesia cabo-verdianapt_BR
dc.subjectLima, Kiki, 1953-pt_BR
dc.subjectPintura cabo-verdianapt_BR
dc.subjectLiteratura comparada - Temas, motivospt_BR
dc.subjectClaridade (Revista) _ Cabo-Verdept_BR
dc.subjectEmigração e imigração na literaturapt_BR
dc.titleImagens poético-pictóricas da emigração em Cabo Verdept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO tema da emigração é dos mais recorrentes na poética de Cabo Verde. Sobre ele dedicaram-se os escritores da revista Claridade. Entendendo-se como instauradoras as imagens poéticas deixadas pelos claridosos, percebe-se que a pintura contemporânea de Kiki Lima retoma o tema, conferindo-lhe maior positividade, além da inserção da figura feminina como símbolo de resistência. Nas cenas do êxodo e do retorno, Kiki Lima atribui índices eufóricos aos elementos representativos da terra e disfóricos àqueles associados ao mar, em composições que contrastam, respectivamente, as cores quentes e as frias. O estudo comparativo entre a literatura e a pintura tem como base teórica a semiótica greimasiana.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_jldeoliveirajunior.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.