Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44721
Tipo: Artigo de Evento
Título: Parresia e ética em jornalismo: a coragem da verdade na prática investigativa
Autor(es): Lemos, Daniel Dantas
Lopes, Camila Aguiar de Oliveira
Palavras-chave: Comunicação;Ética;Jornalismo
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Intercom
Citação: LEMOS, Daniel Dantas; LOPES, Camila Aguiar de Oliveira. Parresia e ética em jornalismo: a coragem da verdade na prática investigativa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 36., 4-7 set. 2013, Manaus (AM). Anais... São Paulo: Intercom, 2013. Tema: Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades.
Resumo: O jornalismo enfrenta um momento de crise caracterizado por falta de investimentos e demissões em massa, acompanhadas de redução ou extinção de veículos. Nesse contexto, ganha importância o chamado de jornalismo sem fins lucrativos que se propõe a realizar atividades investigativas a partir de práticas colaborativas de produção e financiamento. Essas questões apontam, também, para a sempre presente necessidade de reflexão ética no campo do jornalismo - e especialmente diante dos novos cenários do jornalismo investigativo. Essa reflexão é o principal foco deste artigo: com base na noção de parresia, conforme exposta por Foucault (2011), procuramos descrever como se comporta o jornalista investigativo que se assuma numa ética da verdade com coragem e compromisso com ela - um jornalista parresiasta. Ele assume um risco e pode provocar a ira por causa de seu dizer-a-verdade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44721
ISSN: 2175 4683
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_ddlemos2.pdf253,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.