Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44690
Tipo: Artigo de Evento
Título: Discurso e argumentação no Blog Fatos e dados da Petrobras
Autor(es): Lemos, Daniel Dantas
Palavras-chave: Jornalismo;Linguagem e ética;Comunicação
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Intercom
Citação: LEMOS, Daniel Dantas. Discurso e argumentação no Blog Fatos e dados da Petrobras. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 36., 4-7 set. 2013, Manaus (AM). Anais... São Paulo: Intercom, 2013. Tema: Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades.
Resumo: Este livro é uma adaptação de tese de doutorado que se dispôs a estudar a utilização da argumentação como elemento discursivo em mídias digitais. Analisamos o Blog "Fatos e Dados", criado pela Petrobras no contexto de denúncias de corrupção que culminaram na instalação de uma CPI para investigar a empresa no âmbito do Congresso Nacional. Pretendemos compreender a influência que os elementos discursivos acionados pela argumentação exercem em blogs e sobre o agendamento de temas, a partir das noções de argumentação em diálogo com questões de linguagem e discurso, representações sociais, agendamento e valores-notícia e cibercultura. Concluímos que os blogs passaram a fazer parte do cenário informativo com a emergência da Internet e conseguem interferir de um modo mais efetivo na organização do agendamento da mídia a partir da utilização consciente de elementos argumentativos nos seus posts.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44690
ISSN: 2175 4683
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_ddlemos.pdf148,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.