Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44682
Tipo: Artigo de Evento
Título: Conselho de Comunicação Social do Ceará: a construção da opinião pública pelo discurso jornalístico
Autor(es): Oliveira, Klycia Fontenele
Palavras-chave: Jornalismo - Aspectos sociais;Democracia;Opinião pública
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Intercom
Citação: OLIVEIRA, Klycia Fontenele. Conselho de Comunicação Social do Ceará: a construção da opinião pública pelo discurso jornalístico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 36., 4-7 set. 2013, Manaus (AM). Anais... São Paulo: Intercom, 2013. Tema: Comunicação e m tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades.
Resumo: Atenta-se para influência do jornalismo na democracia brasileira, entendida como representativa e midiatizada. A partir da cobertura da aprovação do Projeto de Indicação para criar o Conselho Estadual de Comunicação Social do Ceará, na Assembleia Legislativa cearense em 19 de outubro de 2010 e com base nos Estudos Críticos do Discurso (ECD), analisam-se uma nota e quatro notícias, veiculadas de 19 a 26 de outubro, pelo Diário do Nordeste, jornal de maior circulação no Ceará. Avalia-se que a influência da mídia afasta os meios de convencimento dos métodos argumentativos, dando lugar à manipulação. Discutese a questão da objetividade jornalística, relacionando-a à notícia transformada em mercadoria, e ao papel da cobertura política na construção do que se convencionou chamar de opinião pública.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44682
ISSN: 2175 4683
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_kfoliveira.pdf265,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.