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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFonteles Filho, José Mendes-
dc.date.accessioned2019-08-12T14:59:50Z-
dc.date.available2019-08-12T14:59:50Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFONTELES FILHO, José Mendes. Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 38., 01 a 05 de out. 2017, São Luiz-MA. Anais... São Luiz-MA, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2447-2808-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44669-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiversidade Culturalpt_BR
dc.subjectInclusão Educacionalpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectRespeito à Diversidade Culturalpt_BR
dc.subjectÍndios Tremembé - Educação Superiorpt_BR
dc.subjectEducação para a Diversidadept_BR
dc.titleInterculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho apresenta resultados e discussões iniciais de uma pesquisa em andamento. Enquanto objeto da pesquisa, investiga-se como tem se apresentado as práticas de interculturalidade e suas relações e desdobramentos nos processos identitários/culturais/de subjetivação, bem como de que modo as licenciaturas interculturais (LI) tem-se se constituído como efetivos espaços/dispositivos de inovação e inclusão dos povos indígenas no Nordeste do Brasil, focando o caso do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS), por ser pioneiro e emblemático na Região. Enquanto procedimentos metodológicos, esta pesquisa-intervenção busca articular pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa-ação crítico-colaborativa, uma vez que intenciona, entre seus objetivos, contribuir para a consolidação da formação de professores indígenas na Região. Entre os resultados ou produtos já alcançados, destaca-se a produção de reflexões teóricas sobre as principais categorias/conceitos da pesquisa identificados na experiência do MITS, sugerindo tratar-se de um efetivo modelo de LI marcado pela interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas.pt_BR
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