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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44669
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fonteles Filho, José Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T14:59:50Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T14:59:50Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | FONTELES FILHO, José Mendes. Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 38., 01 a 05 de out. 2017, São Luiz-MA. Anais... São Luiz-MA, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447-2808 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44669 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Diversidade Cultural | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Educacional | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Respeito à Diversidade Cultural | pt_BR |
dc.subject | Índios Tremembé - Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Educação para a Diversidade | pt_BR |
dc.title | Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho apresenta resultados e discussões iniciais de uma pesquisa em andamento. Enquanto objeto da pesquisa, investiga-se como tem se apresentado as práticas de interculturalidade e suas relações e desdobramentos nos processos identitários/culturais/de subjetivação, bem como de que modo as licenciaturas interculturais (LI) tem-se se constituído como efetivos espaços/dispositivos de inovação e inclusão dos povos indígenas no Nordeste do Brasil, focando o caso do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS), por ser pioneiro e emblemático na Região. Enquanto procedimentos metodológicos, esta pesquisa-intervenção busca articular pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa-ação crítico-colaborativa, uma vez que intenciona, entre seus objetivos, contribuir para a consolidação da formação de professores indígenas na Região. Entre os resultados ou produtos já alcançados, destaca-se a produção de reflexões teóricas sobre as principais categorias/conceitos da pesquisa identificados na experiência do MITS, sugerindo tratar-se de um efetivo modelo de LI marcado pela interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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