Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44667
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGoncalves, Cristiane Soares-
dc.contributor.authorNascimento, Marco Antonio Toledo-
dc.date.accessioned2019-08-12T14:43:17Z-
dc.date.available2019-08-12T14:43:17Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGONCALVES, Cristiane Soares; NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo. A Didática aplicada na formação musical de jovens rurais de uma banda de música na cidade de Cascavel – Ceará. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM DIVERSIDADE HUMANA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E CURRÍCULOS: INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO MUSICAL, 13., 5 a 27 out. 2016, Teresina (PI). Anais... Teresina (PI), 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2318-664X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44667-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectBanda de Músicapt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectDidaticapt_BR
dc.subjectOrientação Didáticapt_BR
dc.subjectBanda de Música - Guanacés, Cascavel (CE)pt_BR
dc.titleA Didática aplicada na formação musical de jovens rurais de uma banda de música na cidade de Cascavel – Ceará.pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo aqui apresentado revela a iniciativa de pesquisa a nível de mestrado sobre a didática aplicada na formação musical e humana de jovens rurais de uma Banda de Música no distrito de Guanacés na cidade de Cascavel, onde se mantêm atuante desde 1993 através da Sociedade de Assistência e Educação Rural de Guanacés – SAERG. A pesquisa terá como orientação metodológica um estudo de caso qualitativo, tendo como referencial teórico as propostas de Paulo Freire e Vygotsky, em observar os saberes socialmente construídos em meio ao campo e a sociedade respectivamente, junto aos estudos da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brosseau a partir da análise das atividades/situações propostas pelo mestre da banda como atuação didática em sua prática individual e coletiva. Desta forma, me proponho a investigar as estratégias de ensino utilizadas pelo maestro que fazem com que a maioria dos jovens da comunidade de Guanacés aprendam a tocar algum instrumento musical e adquiram conhecimento e prazer artístico envolvidos com a música popular brasileira e estrangeira num processo de formação e desenvolvimento humano.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_csgoncalves.pdf232,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.