Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44665
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, Ibbertson Nobre-
dc.date.accessioned2019-08-12T14:37:53Z-
dc.date.available2019-08-12T14:37:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationTAVARES, Ibbertson Nobre. Experiências formadoras no Cariri cearense: a relevância dos saberes informais e não-formais para a formação do campo musical. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM DIVERSIDADE HUMANA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E CURRÍCULOS: INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO MUSICAL, 13., 5 a 27 out. 2016, Teresina (PI). Anais... Teresina (PI), 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2318-664X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44665-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Artept_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectEducação Não-Formalpt_BR
dc.subjectAprendizagem de Artes e Ofíciospt_BR
dc.titleExperiências formadoras no Cariri cearense: a relevância dos saberes informais e não-formais para a formação do campo musicalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Cariri cearense1 constitui-se como um campo musical rico e diversificado, onde múltiplos processos informais e/ou não-formais de aprendizagem atuam na composição do habitus do educador musical. Assim, como agente inserido nesse campo, delineio adiante certas experiências formadoras partilhadas na minha trajetória de vida, e que me propiciaram transitar por subcampos que se entrelaçam no campo musical caririense2. Por conseguinte, os conhecimentos provenientes da minha ação nesses subcampos, sobretudo o da tecnologia e produção musical, transitaram para o meio formal de ensino ao serviram de aporte para a criação da disciplina de Música e Tecnologia no Curso de Licenciatura em Música da UFCA3. Desse modo, o artigo ilustra o habitus por mim experienciado e incorporado ao longo da minha formação musical, e que me “habilitou” a operar em diversos subcampos, dentre eles o subcampo da docência. Essa reflexão é referenciada pela perspectiva metodológica/teórica das Experiências de Vida e Formação (MARIE-CHRISTINE JOSSO) e sob os conceitos sociológicos de campo e habitus (PIERRE BOURDIEU).pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_intavares.pdf307,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.