Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44665
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tavares, Ibbertson Nobre | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T14:37:53Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T14:37:53Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Ibbertson Nobre. Experiências formadoras no Cariri cearense: a relevância dos saberes informais e não-formais para a formação do campo musical. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM DIVERSIDADE HUMANA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E CURRÍCULOS: INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO MUSICAL, 13., 5 a 27 out. 2016, Teresina (PI). Anais... Teresina (PI), 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-664X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44665 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Arte | pt_BR |
dc.subject | Educação Musical | pt_BR |
dc.subject | Educação Não-Formal | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de Artes e Ofícios | pt_BR |
dc.title | Experiências formadoras no Cariri cearense: a relevância dos saberes informais e não-formais para a formação do campo musical | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Cariri cearense1 constitui-se como um campo musical rico e diversificado, onde múltiplos processos informais e/ou não-formais de aprendizagem atuam na composição do habitus do educador musical. Assim, como agente inserido nesse campo, delineio adiante certas experiências formadoras partilhadas na minha trajetória de vida, e que me propiciaram transitar por subcampos que se entrelaçam no campo musical caririense2. Por conseguinte, os conhecimentos provenientes da minha ação nesses subcampos, sobretudo o da tecnologia e produção musical, transitaram para o meio formal de ensino ao serviram de aporte para a criação da disciplina de Música e Tecnologia no Curso de Licenciatura em Música da UFCA3. Desse modo, o artigo ilustra o habitus por mim experienciado e incorporado ao longo da minha formação musical, e que me “habilitou” a operar em diversos subcampos, dentre eles o subcampo da docência. Essa reflexão é referenciada pela perspectiva metodológica/teórica das Experiências de Vida e Formação (MARIE-CHRISTINE JOSSO) e sob os conceitos sociológicos de campo e habitus (PIERRE BOURDIEU). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_intavares.pdf | 307,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.