Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Marcelo Kaczan-
dc.contributor.authorCastro, Henrique Sérgio Beltrão de-
dc.contributor.authorLustosa, Maria Anita Vieira-
dc.date.accessioned2019-08-12T14:21:41Z-
dc.date.available2019-08-12T14:21:41Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMARQUES, Marcelo Kaczan; CASTRO, Henrique Sérgio Beltrão de; LUSTOSA, Maria Anita Vieira. Ensino de música nas escolas públicas de Fortaleza: entre a lei e a realidade. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM DIVERSIDADE HUMANA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E CURRÍCULOS: INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO MUSICAL, 13., 5 a 27 out. 2016, Teresina (PI). Anais... Teresina (PI), 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2318-664X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44661-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCurrículo Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleEnsino de música nas escolas públicas de Fortaleza: entre a lei e a realidadept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente comunicação traz uma análise sobre a (re)inserção da música no currículo escolar da educação básica, discutindo suas contribuições para a formação de professores(as) e estudantes, bem como a importância de uma cultura musical no currículo escolar, ou seja, da possibilidade de incorporação de um habitus musical no contexto da formação humana nas escolas públicas. O objetivo é identificar os avanços e os desafios enfrentados com a (re)inserção da música nas escolas hoje após a implementação das Leis 11.769/2008 e 13.278/2016, por meio dos relatos de vida e da observação das práticas de educação musical de professores(as) de música que atuam na docência hoje nas escolas cearenses. O referencial teórico que fundamenta nossas reflexões encontra amparo na legislação em vigor sendo também fundamentado pelas ideias de autores que defendem a utilização da música como elemento que pode auxiliar significativamente a prática pedagógica dos professores, bem como corroborar para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, contribuindo assim para formação humana e integral dos educandos. No aspecto metodológico nossa pesquisa é guiada à luz da abordagem de Histórias de Vida em Formação – HIVIF, ao mesmo tempo em que se articula a uma pesquisa documental e de campo acerca da Educação Musical em escolas públicas regulares de Fortaleza (Ceará) no ano de 2016.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_mkmarques.pdf286,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.