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Tipo: Capítulo de Livro
Título: A cidade que se conta: narrativas e rituais de apresentação em Lyon
Autor(es): Barreira, Irlys Alencar Firmo
Palavras-chave: Lyon (França);Imaginário social;Espaços públicos;Comunicação e cultura;Memória histórica
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. A cidade que se conta: narrativas e rituais de apresentação em Lyon. In: HENRIQUES, Júlia Maria Pereira de Miranda; PORDEUS JÚNIOR, Ismael de Andrade; LAPLANTINE, François (orgs.). Imaginários sociais em movimento: oralidade e escrita em contextos multiculturais. Lyon, França, Universidade de Lyon 2; Fortaleza, Brasil: Edições UFC; Campinas, Brasil: Pontes Editores, 2006. p.107-126.
Resumo: A criativa obra de Ítalo Calvino, denominada Cidades invisíveis, apresenta relatos de viagem feitos pelo viajante veneziano Marco Pólo ao imperador dos tártaros. Nesse livro, o personagem expõe narrativas imaginárias contendo situações evocadoras das inúmeras formas de se perceber e falar da cidade. Ressalta-se, nessas explanações, a linha tênue que se interpõe entre imaginação e realidade - as cidades seriam, na visão do personagem - narrador, pontes para os sonhos. Tomar as reflexões de Calvino como metáforas para se pensar sociologicamente sobre as formas narrativas de apresentação da cidade parece um caminho interessante. É possível assim considerar que as narrativas referentes à urbe expressam modos de percepção e exposição de imagens construídas para aqueles que desejam conhecer a cidade. Fazem parte daquilo que designamos por realidade, produzindo o efeito simbólico, de fazer ver e fazer crer (Bourdieu).[...]As narrativas da cidade aqui abordadas neste artigo referem-se ao modo como a cidade de Lyon é apresentada para visitantes e moradores através de indicações contidas em guias turísticos. Incluem também as práticas de visitação e caminhadas incentivadas por profissionais do turismo e programas de políticas municipais. O pressuposto aqui enunciado é o de que "a cidade que se conta" articula-se a versões construídas, ao longo do tempo, a partir das quais se legitimam os ícones do patrimônio e da memória social.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44634
ISBN: 85-7113-232-1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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