Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44631
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Comunicação popular: uma discussão do Candeeiro nos processos de articulação da ASA e a figura do comunicador popular |
Autor(es): | Nascimento, Rosa da Conceição |
Palavras-chave: | Migração interna;Comunicação popular;Mobilização social;O Candeeiro |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Intercom |
Citação: | NASCIMENTO, Rosa da Conceição. Comunicação popular: uma discussão do Candeeiro nos processos de articulação da ASA e a figura do comunicador popular. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 39., 5-9 set. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: Intercom, 2016. Tema: Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação |
Resumo: | O presente artigo propõe uma breve apresentação da ferramenta de comunicação popular e alternativa, O Candeeiro, nos processos de mobilização da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), bem como uma discussão sobre a figura do comunicador popular, a partir das histórias de atores distintos, que vivenciam experiências com comunicação popular nos diversos espaços onde atuam. Como metodologia, optou-se por dois métodos de investigação. A pesquisa bibliográfica buscou compreender os fatos a partir de uma análise de conteúdo, para um conhecimento prévio daquilo que já existe, conforme estabelece Minayo (2011). Também foram feitas entrevistas com a intenção de ampliar a discussão a respeito do comunicador popular, confirmando a ideia de Minayo (2011), que a entrevista parte da intenção de obter informação para determinado objeto de pesquisa. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44631 |
ISSN: | 2175 4683 |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_rcnascimento.pdf | 373,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.