Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMacedo, Eloilma Moura Siqueira-
dc.contributor.authorParente, Filipe Ximenes-
dc.date.accessioned2019-08-09T12:51:45Z-
dc.date.available2019-08-09T12:51:45Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMACEDO, Eloilma Moura Siqueira; PARENTE, Filipe Ximenes. História da Música no Brasil? A formação e construção dessa história dentro da universidade e a influência das matrizes formadoras na cultura brasileira. ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM DIVERSIDADE HUMANA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E CURRÍCULOS: INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO MUSICAL, 13., 5 a 27 out. 2016, Teresina (PI). Anais... Teresina (PI), 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2318-664X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44614-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMúsica - históriapt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectEnsino de Músicapt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.titleHistória da música no Brasil? A formação e construção dessa história dentro da universidade e a influência das matrizes formadoras na cultura brasileirapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem como objetivo refletir sobre a prática do ensino e aprendizagem da história da música dentro da universidade, no sentido de que tipo de história queremos formar/construir/contar e a formação dessa história a partir das matrizes formadoras do povo brasileiro. Essa reflexão foi feita a partir da experiência discente na disciplina de História da Música da graduação em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para alcançar tal reflexão usamos os referidos teóricos de Rey (2002), Crowl (2011), Ribeiro (1995), Barros (2006), Bastos (2007), Budasz (2011), Lima (2001) e Monteiro (s/d), que versam sobre pesquisa, registro dos acontecimentos históricos, matriz do povo brasileiro, música e sociedade no Brasil colonial e música indígena e africana. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pois foi realizada a partir de um levantamento de material com dados já analisados e publicados por meios escritos e eletrônicos, e de uma pesquisa qualitativa, onde alguns fenômenos observados no decorrer do processo foram coletados e analisados. Através deste artigo percebemos que a formação de graduandos conscientes de como a história é construída e passada para nós, é essencial para a formação de alunos de nível básico mais críticos e atuantes na história que queremos formar e contar.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_emsmacedo.pdf306,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.