Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44547
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As cartas de Franz Kafka a Milena Jesesnká: um romance epistolar entre medos e desejos
Autor(es): Romão, Tito Lívio Cruz
Palavras-chave: Franz Kafka;Milena Jesenská;Correspondência
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: ROMÃO, Tito Lívio Cruz. As cartas de Franz Kafka a Milena Jesesnká: um romance epistolar entre medos e desejos. Revista Entrelaces, Fortaleza (CE), v. 1, n. 16, p. 48-68, abr./jun. 2019.
Resumo: Em abril de 1920, Franz Kafka se encontrava em Merano, localidade então muito conhecida por suas estações terapêuticas para pacientes de doenças pulmonares, quando iniciou uma correspondência com Milena Jesenská. Tratava-se de uma jovem intelectual tcheca com um passado bastante atribulado, que se interessara em traduzir para o tcheco algumas narrativas kafkianas e publicá-las em revistas praguenses. Casada com o literato judeo-tcheco Ernst Pollak, Milena vivia em Viena, onde, no período imediatamente após o fim da Primeira Guerra Mundial, passava sérias dificuldades financeiras. Para Kafka, sua intensa correspondência com Milena se tornaria uma obsessão e, para ela, quiçá a promessa de um refrigério para suavizar seus muitos problemas cotidianos. Tanto devido à separação geográfica, pois Kafka vivia em Praga, quanto talvez às inibições sexuais do escritor, essa troca de cartas – de que somente se puderam recuperar as cartas escritas por ele – desembocou em poucos contatos realmente íntimos, tornando-se, muito mais, sobretudo para Kafka, uma forma de escrever sobre cartas (cf. STACH, p. 363). O objetivo central deste artigo é apresentar um panorama de três temas desenvolvidos a partir das cartas de Kafka à sua amada, a saber: a) a amante-tradutora de Kafka; b) Kafka e sua relação com línguas estrangeiras; e c) medo, angústia e ansiedade. Uma das conclusões apresentadas neste artigo aponta para a quase impossibilidade de uma vida em comum entre Milena, de certo modo acostumada a uma vida mais libertina e até mesmo à margem da lei, e Kafka, um homem extremamente sisudo e, ademais, cheio de temores em relação à prática sexual.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44547
ISSN: 1980-4571
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_tlcromao.pdf532,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.