Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44486
Tipo: TCC
Título: Estudo sobre a comunidade de aufwuchs do açude Santo Anastácio (campus do Pici), em Fortaleza, Ceará, Brasil
Autor(es): Cavalcanti, Márcia
Orientador: Gurgel, José Jarbas Studart
Palavras-chave: Engenharia de Pesca;Organismos aquáticos
Data do documento: 1992
Citação: CAVALCANTI, Márcia. Estudo sobre a comunidade de aufwuchs do açude Santo Anastácio (campus do Pici), em Fortaleza, Ceará, Brasil. 1992. 20 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1992.
Resumo: Entende-se por aufwuchs como todos os organismos aquáticos que se fixam sobre o substrato submerso. A comunidade de aufwuchs pode ser considerada uma das mais importantes de um ecossistema aquático por se encontrar na base da cadeia alimentar. 0 estudo dos indivíduos que compõe o grupo de aufwuchs - de um ecossistema é muito útil na analise da produção de biomassa desse ambiente, alem de servir para analisar o nível de poluição. Nesse trabalho estudou-se o perfil da comunidade de aufwuchs do açude Santo Anastácio utilizando-se amostradores mui tilaminados de madeira, segundo a técnica de DENDY (1962). Depois de coletado o material foi examinado ao microscópio e identificado, utilizando-se chaves de identificação. Neste estudo encontrou-se 14 gêneros de organismos da classe Algae, 6 gêneros da classe Rotifera, 1 gênero da classe Mollusca, 1 gênero da classe Nematodea e 2 gêneros da classe Insecta, alem de ovos de organismos aquáticos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44486
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1992_tcc_mcavalcanti.pdf16,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.