Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4443
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araujo, Thalles Azevedo de | - |
dc.date.accessioned | 2013-02-13T12:06:06Z | - |
dc.date.available | 2013-02-13T12:06:06Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | Araujo, T. A. (2011) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-4247 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4443 | - |
dc.description | ARAUJO, Thalles Azevedo de. A análise nietzscheana da cultura moderna: crítica aos valores morais e à educação erudita. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 42-50, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this paper is to present the position of Nietzsche about moral values and erudite education as elements of decadence in modern culture. We will review the elements of criticism with regard to the morality of resentment and erudite education typical of the German educational system of the nineteenth century. Will indicate the scope of artistic and creative sense in building a genuine culture. It is, in Nietzsche’s conception, of a culture based on the cultivation of generating forces of life and our individuality that is characterized by the desire for power and artistic creativity. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Argumentos Revista de Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Moral | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Liberdade | pt_BR |
dc.subject | Culture | pt_BR |
dc.subject | Moral | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Freedom | pt_BR |
dc.title | A análise nietzscheana da cultura moderna: crítica aos valores morais e à educação erudita | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo deste artigo é apresentar o posicionamento de Nietzsche acerca dos valores morais e da educação erudita como elementos da decadência na cultura moderna. Analisaremos os elementos da crítica com relação à moral do ressentimento e à educação erudita típica do sistema educacional na Alemanha do século XIX. Em caráter conclusivo, indicaremos o âmbito do sentido artístico e criativo na constituição de uma cultura autêntica. Trata-se, na concepção nietzscheana, de uma cultura embasada no cultivo das forças geradoras da vida e de nossa individualidade que se caracterizaria pela vontade de poder e criação artística. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_Art_TAAraujo.pdf | 118,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.