Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44391
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Aurislane Carneiro da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-02T12:46:02Z | - |
dc.date.available | 2019-08-02T12:46:02Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Aurislane Carneiro da. Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 7.; SEMINÁRIO DO PIBID, 6.; SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 1., 5-7 dez. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Campina Grande (PB): Editora Realize, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526 3234 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44391 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Realize | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Programas de estágio | pt_BR |
dc.subject | Geografia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como objetivo o teatro como aplicativo didático na construção do ensino e aprendizagem em Geografia a partir experiência de Estágio supervisionado em Geografia III realizado no segundo semestre de 2017, com aos alunos do 9º ano do ensino fundamental II da escola Patronato Sagrada Família, Fortaleza-CE. O estágio como pesquisa se ateve a investigar o espaço escolar como um todo, bem como o ensino de geografia presente nele, tendo o teatro como principal instrumento para a aproximação entre professor(a)–aluno(a)-conteúdo-realidade. Dessa forma, a realização deste aplicativo se configurou como resultado de uma sequência de aulas relacionadas ao tema “África: marcas do passado, desafios do presente”, pautada nas discussões dos diversos aspectos do continente africano com ênfase nas suas relações com o Brasil, devido a necessidade de desmistificar o pensamento eurocêntrico. As apresentações trouxeram a discussão temas como: escravidão, racismo e valorização cultural, promovendo reflexões críticas sobre a construção da sociedade passada e atual e fazendo do Teatro o caminho para aprendizagem em Geografia no qual a professora é promotora e mediadora nesse processo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_macsilva.pdf | 605,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.