Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Deyse Mara Romualdo-
dc.contributor.authorTeles, Gabriela-
dc.contributor.authorLima, Luciana de-
dc.date.accessioned2019-08-01T19:04:10Z-
dc.date.available2019-08-01T19:04:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOARES , Deyse Mara Romualdo; TELES, Gabriela, LIMA, Luciana de. Docência e tecnologias digitais: a concepção de licenciandos(as) da disciplina tecnodocência EAD. dezem In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 7.; SEMINÁRIO DO PIBID, 6.; SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 1., 5-7 dez. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Campina Grande (PB): Editora Realize, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2526 3234-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44385-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Realizept_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleDocência e tecnologias digitais: a concepção de licenciandos(as) da disciplina tecnodocência EADpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa tem como objetivo descrever a compreensão dos alunos de cursos de Licenciatura, da disciplina Tecnodocência EaD, ofertada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), no período de 2018.1, quanto aos conceitos de Docência e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Baseia-se em um Estudo de Caso e subdivide-se em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Utilizam-se três instrumentos para a coleta de dados: bibliografia, questionário de sondagem, e questionário de autoavaliação. Para a análise aplica-se a triangulação de dados. Observase que os(as) licenciandos(as), inicialmente, concebiam Docência somente como o ato de ensinar e ser professor; as TDICs estavam associadas a ferramentas digitais, programas, internet, softwares, redes sociais, entre outros, sem estarem relacionadas ao ensino e aprendizagem. Verifica-se que, após o término da disciplina, obtiveram uma compreensão sobre Docência diferente, todavia, a maioria continuou relacionando-a à prática de transmissão de conhecimento ou informação; quanto às TDICs, observa-se que adquiriram uma nova perspectiva e compreensão sobre o que elas são, inserindo-as no contexto da prática e atuação docente, contudo, sem integrá-las. Considera-se importante refletir sobre a entrada das TDICs e sua integração na formação inicial de licenciandos. Ressalta-se a pretensão em dar continuidade à pesquisa, mediante a coleta e a análise dos dados da disciplina Tecnodocência EaD em semestres subsequentes.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_dmrsoares.pdf952,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.