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dc.contributor.authorMarrul, Bruno Simão Abu-
dc.date.accessioned2019-08-01T14:11:19Z-
dc.date.available2019-08-01T14:11:19Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMARRUL, Bruno Simão Abu, A importância da biologia para a formação da cidadania. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 7.; SEMINÁRIO DO PIBID, 6.; SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 1., 5-7 dez. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Campina Grande (PB): Editora Realize, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2526 3234-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44375-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Realizept_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAções de cidadaniapt_BR
dc.subjectBiologia (Ensino médio)pt_BR
dc.titleA importância da biologia para a formação da cidadaniapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho busca apresentar as vivências realizadas durante o estágio supervisionado e as consequentes reflexões sobre o mesmo. Na escola onde realizei o estágio, o professor de ciências era licenciado em química e por esse motivo, não ministrava os conteúdos de biologia. Em momentos de orientação foi discutido o déficit que a falta de conteúdos e discussões de caráter biológico causaria na formação científica e cidadã dos estudantes. Decidimos então realizar um projeto que teria como objetivo proporcionar aos estudantes uma base crítica sobre como a ciência se constitui e trabalha, focando no estudo da vida, sensibilizando-os assim para uma visão de mundo mais naturalista, deixando de lado superstições e tabus que prejudicam suas vidas e a dos demais. Essa tomada de consciência em direção à uma convivência mais saudável em sociedade não é objetivo banal. No entanto, é importante refletirmos sobre alguns autores que nos convocam a sermos críticos ao conceito de cidadania que é empregado pelos órgãos e documentos governamentais. A noção de cidadania burguesa, direcionada à formação de capital humano, necessita de um ensino mecanicista e acrítico, excessivamente conteudista, relegando muitas vezes a educação cidadã ao ambiente privado, distantes dos professores de ciência. Distância essa que acaba por silenciar alguns debates de fundamental importância, causando assim uma educação científica precária para uma noção de cidadania que vai além da perspectiva do capital.pt_BR
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