Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeles, Gabriela-
dc.contributor.authorSoares, Deyse Mara Romualdo-
dc.contributor.authorLima, Luciana de-
dc.date.accessioned2019-08-01T14:10:20Z-
dc.date.available2019-08-01T14:10:20Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationTELES, Gabriela; SOARES, Deyse Mara Romualdo; LIMA, Luciana de. A docência sob o olhar dos licenciandos da disciplina Tecnodocência. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 7.; SEMINÁRIO DO PIBID, 6.; SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 1., 5-7 dez. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Campina Grande (PB): Editora Realize, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2526 3234-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44374-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Realizept_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectLicenciaturas em debate: ciência, ensino e aprendizagempt_BR
dc.titleA docência sob o olhar dos licenciandos da disciplina Tecnodocênciapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse trabalho tem o objetivo de descrever como os licenciandos matriculados na disciplina Tecnodocência, nos semestres 2016.2, 2017.1 e 2017.2, compreendem a Docência. Diante de um cenário de boom tecnológico que gesta modificações em diversos âmbitos da sociedade, inclusive no educacional, a forma como os indivíduos acessam, produzem e compartilham as informações e conhecimentos apresenta-se sob outro viés. A Docência, com base nos moldes historicamente vigentes, aparece em dissonância com as exigências da “nova” sociedade, revelando a necessidade de desenvolvimento de uma formação de professores que integre Docência e TDICs. Foi realizado Estudo de Caso, a partir da execução de três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Os questionários de sondagem, em que constam as respostas dos licenciandos participantes da pesquisa, foram acessados, coletando-se e analisando-se, por meio de triangulação de dados, as considerações tecidas ao seguinte questionamento: O que é Docência? Obteve-se o predomínio da associação entre Docência e prática de ensino realizada pelo professor que tem como incumbência transmitir os conhecimentos preestabelecidos. Entretanto, foram percebidas respostas que relacionavam Docência a aspectos considerados inovadores como construção, inovação, compartilhamento, mas de maneira reduzida e pontual. Revela-se um cenário no qual o fazer docente precisa ser modificado, considerando os saberes tecnológicos. Pretende-se dar prosseguimento à pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_gteles.pdf933,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.