Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44347
Type: TCC
Title: "O dono do terreiro": O jornalista, político e professor Luiz Campos
Authors: Maia, Roberta Kelly Santos
Advisor: Gósson, Agostinho
Keywords: Jornalistas - Biografia
Issue Date: 2010
Citation: MAIA, R. K. S. "O dono do terreiro": O jornalista, político e professor Luiz Campos. 2010. 119 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho é um livro-reportagem, de cunho biográfico, que visa apresentar a trajetória profissional de Luiz Queiroz Campos. Nascido em 1925, graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Ceará. Na década de 1950, inicia-se no Jornalismo, escrevendo crônicas a serem lidas no rádio e também sendo editor de um jornal institucional. Ingressa na Gazeta de Notícias no ano de 1954. Ali, ganha destaque escrevendo artigos diariamente em uma coluna intitulada "Considerações". Com o prestígio alcançado através do jornalismo e de sua atuação na União das Classes Produtoras do Estado do Ceará, órgão de onde era funcionário, Luiz Campos projeta-se politicamente e assume uma diretoria na Caixa Econômica Federal do Ceará, passando logo em seguida à presidência do banco. Daí, sai em 1962 e candidata-se a vice-prefeito de Fortaleza, ganhando com uma boa vantagem do segundo colocado. Ao término do mandato, Luiz Campos assume novo cargo de confiança no Banco Nacional de Habitação, o BNH. Professor fundador do Curso de Comunicação Social, ministrava a disciplina de Publicidade. Aos 85 anos, pai de cinco filhos e avô de 14 netos, o jornalista continua em plena atividade como presidente do Instituto Brasil-Estados Unidos, cargo que ocupa desde 1973. Com este estudo, pretendemos colaborar com uma releitura da história do jornalismo e da política da capital cearense.
Abstract in Spanish: El presente trabajo es un libro-reportaje, de cuño biográfico, que visa presentar la trayectoria profesional de Luiz Queiroz Campos. Nascido en 1925, se graduo en Ciências Jurídicas y Sociales por la Facultad de Derecho de Ceará. En la década de 1950, se inicia en el Periodismo, escribiendo crônicas que serán leidas en la rádio y también siendo editor de un periódico institucional. Ingresa en la "Gazeta de Notícias" en el año de 1954. Allí, gana destaque escribiendo artículos a diário en una columna intitulada "Considerações". Con el presigio alcanzado por medio del periodismo y de su atuación en la "União das Classes Produtoras do Estado do Ceará", órgano de donde era empleado, Luiz Campos se proyecta políticamente y assume una directiva en la "Caixa Econômica Federal do Ceará", pasando, en seguida a la presidência de dicha cajá de ahorros. De ahí, salió en 1962 y se candidató a vicealcade de Fortaleza, ganado con una buena ventaja del segundo colocado. Al fin del mandato, Luiz Campos asume nuevo oficio de confianza en el "Banco Nacional de Habitação", el BNH. Professor fundador del Curso de Comunicación Social, impartia clases en la asignatura de Publicidad. A los 85 años, padre de cinco hijos y abuelo de 14 nietos, el periodista sigue em plena actividad como presidente del Instituto Brasil-Estados Unidos, función que ocupa desde 1973. Con este estúdio, pretendemos colaborar con una relectura de la historia del periodismo y de la política de la capital cearense.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44347
Appears in Collections:JORNALISMO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_tcc_rksmaia.pdf5,18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.