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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44329
Tipo: | TCC |
Título: | Quem conta um conto aumenta um ponto? Reflexões sobre as características do bom professor na visão dos pedagogos |
Autor(es): | Rodrigues, Talita Almeida |
Orientador: | Porto, Bernadete de Souza |
Palavras-chave: | Professores - Formação acadêmica;Professores - Avaliação |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | RODRIGUES, T. A. Quem conta um conto aumenta um ponto? Reflexões sobre as características do bom professor na visão dos pedagogos. 2014. 61 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. |
Resumo: | Este trabalho monográfico discorre sobre o bom professor, nomeado por alguns como educador ou mestre. Não nos detemos em nomenclaturas ou denominações, mas falamos de quem ele é e de algumas de suas características. Para entendê-lo melhor, inicialmente trouxemos a discussão de Educação e Pedagogia. Pois, estes dois assuntos estão estritamente ligados a profissão docente. Ao tratarmos sobre Educação, abordamos em aspectos informais e formais, detendo o aspecto formal a educação escolar. Em seguida, falamos sobre Pedagogia, apontando possíveis definições. Falamos, ainda, da sua trajetória até os dias atuais, finalizando nossa análise com as tendências pedagógicas sugeridas por LUCKESI (1994). Foi então que, tratando sobre o profissional que exerce a atividade da pedagogia, que chegamos ao nosso ponto central. Ao falarmos sobre o educador, expomos seus desafios enquanto tal. Neste capitulo, falamos sobre o professor/educador que desejamos ter. Sobre os desejos que carregamos em relação a sua prática, seu modo de ser e de se mostrar enquanto docente que está comprometido com a educação que pensamos como válida. ALVES (1982), BRANDÃO (1982), LIBÂNEO (1999), GHIRALDELLI (1991), TARDIF (2002), ENGUITA (1989) e SAVIANI (1995) foram alguns dos autores que nos influenciaram na reflexão que fizemos acerca do professor/educador. Para dar seguimento e na busca de trazer novos elementos para o trabalho em questão, decidimos que aplicaríamos questionários com pedagogos em formação ou já graduados. Com isso, dedicamos um capítulo para a análise e discussão das respostas obtidas com a aplicação dos mesmos. Tal análise, nos permitiu entender um pouco mais sobre os dilemas, as incertezas, e os desafios que cercam os pedagogos. Assim, com todos esses elementos e discussões que acima citamos, foi possível concluir que o bom professor não é um profissional formado em nossas universidades, por mais que possuam inúmeros cursos e especializações. Ou seja, embora imprescindível, a formação inicial não é suficiente. O bom professor se faz na prática, em sala de aula, quando é sensível às necessidades de seus alunos, quando se mostra parte do processo educativo e quando compreende que o verdadeiro ensino ultrapassa conteúdos e lições. Ele ensina para e sobre a vida. |
Abstract: | This monograph work discourse about a good teacher, named also as educator or master. We do not detain on nomenclatures or denominations, but rather referred the person a teacher is and his features. To better understand, initially we introduced to the discussion the Education and Pedagogy; once these two issues are strictly connected to the Professor occupation. When dealing with Education, we addressed in informal and formal aspects referring the formal aspect to primary and high school education. Then we discussed about pedagogy, pointing possible definitions. We still spoke about its history to the present day, ending our analysis with teaching trends suggested by LUCKESI (1994). Thus, treating about the person who pursues the activity of pedagogy, we reached our central issue. By writing about the educator, we exposed his challenges as such. In this chapter, we talked about the teacher / educator we wish to have. About the desires that we carry for your practice, your way of being and to show off as a teacher who is committed to the education we think as valid. ALVES (1982), BRANDÃO (1982), LIBÂNEO (1999), GHIRALDELLI (1991), TARDIF (2002), ENGUITA (1989) and SAVIANI (1995) were some of the authors who influenced us on the reflection we made about the teacher / educator. In order to follow up and seeking to bring new elements to the work in question, we decided we would undertake questionnaires with teachers in training or already graduated. By doing so, we devoted a chapter to the analysis and discussion of the responses obtained with the application. This analysis allowed us to understand a little more about the dilemmas, uncertainties, and challenges surrounding educators. So with all these elements and discussions aforementioned, it was concluded that the good teacher is not a professional trained in our universities, with numerous courses and specializations. That is, although essential, initial training is not enough. The good teacher is created with practice, in the classroom, when it is sensitive to the needs of their students, when it is part of the educational process and when understands that the true teaching goes beyond content and lessons. He teaches and about life. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44329 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
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