Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44269
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMatos, Fernanda Cíntia Costa-
dc.contributor.authorSoares Júnior, Jair Lino-
dc.date.accessioned2019-07-31T12:40:24Z-
dc.date.available2019-07-31T12:40:24Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMATOS, Fernanda Cíntia Costa; SOARES JÚNIOR, Jair Lino. O Teorema de Tales nas experiências de aulas de matemática numa escola do campo. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, 4., 3-4 dez. 2015, Caruaru – PE. Anais... Recife – PE: GPEMCE – UFPE , 2015. p.111-114.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-63823-05-2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44269-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação no Campopt_BR
dc.subjectFormação Continuada do Professorpt_BR
dc.subjectGeometria Planapt_BR
dc.subjectTales, Teorema (Geometria Plana)pt_BR
dc.titleO Teorema de Tales nas experiências de aulas de matemática numa escola do campopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo apresenta um projeto de intervenção solicitado no Curso de Aperfeiçoamento docente em Educação Matemática ofertado pelo Instituto UFC Virtual em parceria com o Centro de Educação a Distância - CED, Sobral - Ceará, por meio da Secretaria de Educação do Ceará-SEDUC. A experiência a ser relatada, ocorreu durante as aulas de matemática em uma escola da zona rural da cidade de Parazinho - Ceará. O referido projeto trabalhou a temática que envolvia o conteúdo Teorema de Tales, na perspectiva da contextualização de situar geograficamente os estudantes a partir do teorema. Objetivamos, desse modo, descrever a prática do projeto de intervenção, estabelecendo vivências dessa experiência com a escola do campo. Como metodologia, realizamos estudos bibliográficos sobre a relevância da escola do campo e seus contextos, a relação dessa perspectiva curricular com a educação matemática, e por fim, observação da apresentação da prática do projeto de intervenção do professor com as quais foi possível expor a teoria, e a leitura da produção escrita, produzida por ele. O Teorema de Tales é um conteúdo matemático estudado na Educação Básica. Na Matemática diversas descobertas no ramo da geometria são atribuídas a Tales, entre as quais um teorema com seu nome - Teorema de Tales. Esse teorema enuncia que: Um feixe de paralelas determina, em duas transversais quaisquer, segmentos proporcionais.pt_BR
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_eve_fccmatos.pdf370,6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.