Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44269
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matos, Fernanda Cíntia Costa | - |
dc.contributor.author | Soares Júnior, Jair Lino | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-31T12:40:24Z | - |
dc.date.available | 2019-07-31T12:40:24Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Fernanda Cíntia Costa; SOARES JÚNIOR, Jair Lino. O Teorema de Tales nas experiências de aulas de matemática numa escola do campo. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, 4., 3-4 dez. 2015, Caruaru – PE. Anais... Recife – PE: GPEMCE – UFPE , 2015. p.111-114. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-63823-05-2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44269 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação no Campo | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada do Professor | pt_BR |
dc.subject | Geometria Plana | pt_BR |
dc.subject | Tales, Teorema (Geometria Plana) | pt_BR |
dc.title | O Teorema de Tales nas experiências de aulas de matemática numa escola do campo | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo apresenta um projeto de intervenção solicitado no Curso de Aperfeiçoamento docente em Educação Matemática ofertado pelo Instituto UFC Virtual em parceria com o Centro de Educação a Distância - CED, Sobral - Ceará, por meio da Secretaria de Educação do Ceará-SEDUC. A experiência a ser relatada, ocorreu durante as aulas de matemática em uma escola da zona rural da cidade de Parazinho - Ceará. O referido projeto trabalhou a temática que envolvia o conteúdo Teorema de Tales, na perspectiva da contextualização de situar geograficamente os estudantes a partir do teorema. Objetivamos, desse modo, descrever a prática do projeto de intervenção, estabelecendo vivências dessa experiência com a escola do campo. Como metodologia, realizamos estudos bibliográficos sobre a relevância da escola do campo e seus contextos, a relação dessa perspectiva curricular com a educação matemática, e por fim, observação da apresentação da prática do projeto de intervenção do professor com as quais foi possível expor a teoria, e a leitura da produção escrita, produzida por ele. O Teorema de Tales é um conteúdo matemático estudado na Educação Básica. Na Matemática diversas descobertas no ramo da geometria são atribuídas a Tales, entre as quais um teorema com seu nome - Teorema de Tales. Esse teorema enuncia que: Um feixe de paralelas determina, em duas transversais quaisquer, segmentos proporcionais. | pt_BR |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_fccmatos.pdf | 370,6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.