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Tipo: TCC
Título: Políticas públicas de juventude: uma análise do Projovem Urbano Ceará
Autor(es): Gomes, Robert Alves
Orientador: Nascimento, Verônica Salgueiro do
Palavras-chave: Políticas públicas;Juventude;Projovem Urbano
Data do documento: 2019
Citação: GOMES, Robert Alves. Políticas públicas de juventude: uma análise do Projovem Urbano Ceará. 2019. 68f. - Monografia (Graduação), Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias, Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Fortaleza, 2019.
Resumo: O Projovem Urbano, é uma política pública criada pelo Governo Federal cujo objetivo é elevar a escolaridade dos jovens de 18 a 29 anos, tendo em vista o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania, por meio da conclusão do Ensino Fundamental, da Qualificação Profissional e da Participação Cidadã. O presente trabalho busca analisar o funcionamento da política do Projovem Urbano Ceará. Para a contextualização da temática foi realizada uma discussão sobre o conceito de políticas públicas, sobre o conceito de juventude, assim como uma descrição da conjuntura de criação e formulação das políticas públicas para juventude no Brasil e do Projovem Urbano, uma das modalidades do Projovem Integrado. Para atingir o objetivo geral desta pesquisa, definiram-se os seguintes objetivos específicos: discutir o contexto de criação das políticas públicas de juventude, traçando uma breve análise do período de 2005-2015; discorrer sobre o Projovem e o Projovem Urbano e investigar a percepção dos coordenadores do Projovem Urbano Ceará sobre o funcionamento do Programa. Como instrumento de análise foi utilizado a triangulação, com o apoio da entrevista semiestruturada e de fontes secundárias. A pesquisa foi desenvolvida com os coordenadores geral e pedagógico do Projovem Urbano Ceará entre maio e junho de 2019, na sede do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), órgão que o executa no Estado. Como resultados, a pesquisa evidenciou que o Governo Estadual tem procurado dar continuidade ao Projovem Urbano no Estado, mesmo diante de desafios de ordem financeira (diminuição de recursos federais) e humana (conciliação entre trabalho e estudos), que dificultam o pleno desenvolvimento das atividades do Programa.
Abstract: The Projovem Urbano is a public policy created by the Federal Government whose objective is to increase the education of young people 18 to 29, with a view to human development and the exercise of citizenship, through the completion of Elementary Education, Professional Qualification and of Citizen Participation. The present work seeks to analyze the operation of Projovem Urbano Ceará policy. For the contextualization of the theme, a discussion was carried out on the concept of public policies, on the concept of youth, as well as a description of the conjuncture of creation and formulation of public policies for youth in Brazil and Projovem Urbano, one of the modalities of the Integrated Projovem. In order to achieve the general objective of this research, the following specific objectives were defined: to discuss the context of creating public policies for youth, with a brief analysis of the period 2005-2015; discuss the Projovem and Projovem Urbano and investigate the perception of the coordinators of Projovem Urbano Ceará on the operation of the Program. As an instrument of analysis, triangulation was used, with the support of semi-structured interviews and secondary sources. The research was developed with the general and pedagogical coordinators of Projovem Urbano Ceará between May and June 2019, at the headquarters of the Labor Development Institute (IDT), which executes it in the State. As a result, the research showed that the State Government has sought to continue Projovem Urbano in the State, even in the face of financial challenges (reduction of federal resources) and human (conciliation between work and studies), which hinder the full development of activities from the program.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44226
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