Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44221
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Francisco das Chagas Barbosa do-
dc.contributor.authorBicalho, Ramofly-
dc.date.accessioned2019-07-29T19:18:56Z-
dc.date.available2019-07-29T19:18:56Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Francisco das Chagas Barbosa do; BICALHO, Ramofly. Breve contextualização da educação rural no Brasil e os contrastes com a educação do campo. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 41, n.78, p. 62-75, jan./abr. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44221-
dc.description.abstractThis work is the result of the Masters Dissertation in the PPGEA - Graduate Program in Agricultural Education, UFRRJ - Federal Rural University of Rio de Janeiro. Its main objective is to understand the context of the emergence and supply of rural education in Brazil and its main contrasts with the education of the countryside, in a close articulation with the peasant social movements. We perform a brief contextualization, based on a bibliographical review, articles, dissertations and dissertations on virtual platforms, seeking to understand the emergence and social insertion of these models of education, in a historical, political and social perspective, characterizing the subjects, individual and collective, attended. We understand how dominant political forces have imposed their ideological models of education on peasants and how the school acted to reproduce this ideology of education. Finally, we reflect on the main contrasts between rural education and rural education, realizing the main implications in the lives of the individuals present in the peasant communities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.titleBreve contextualização da educação rural no Brasil e os contrastes com a educação do campopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho é fruto da dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Seu objetivo principal é compreender o contexto de surgimento e oferta da educação rural no Brasil e seus principais contrastes com a educação do campo, numa estreita articulação com os movimentos sociais camponeses. Realizamos uma breve contextualização, a partir de revisão bibliográfica, consultas de artigos, dissertações e teses em plataformas virtuais, buscando compreender o surgimento e a inserção social desses modelos de educação numa perspectiva histórica, política e social, caracterizando os sujeitos, individuais e coletivos, atendidos. Compreendemos como as forças políticas dominantes impuseram seus modelos ideológicos de educação aos camponeses e como a escola agiu para reproduzir esse ideário de educação. Por fim, refletimos sobre os principais contrastes existentes entre a educação rural e a educação do campo, percebendo as principais implicações na vida dos sujeitos presentes nas comunidades camponesas.pt_BR
dc.title.enBrief contextualization of rural education in Brazil and the contrasts with the education in the countrysidept_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_fcbnascimentorbicalho.pdf209,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.