Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4419
Type: | Dissertação |
Title: | Saberes pedagógicos e o desenvolvimento de metodologias de ensino de biologia : o PIBID como elemento de construção |
Authors: | Martins, Maria Márcia Melo de Castro |
Advisor: | Leite, Raquel Crosara Maia |
Keywords: | Biologia - Estudo e ensino;Método de estudo de casos;Metodologia;Biologia |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | MARTINS, Maria Márcia Melo de Castro. Saberes pedagógicos e o desenvolvimento de metodologias de ensino de biologia : o PIBID como elemento de construção. 229 f. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Trata de um estudo sobre as relações existentes entre as metodologias para o ensino de Biologia desenvolvidas por egressos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID nos anos de 2009 a 2011 e a sua formação pedagógica. O objeto de estudo dessa investigação são os saberes pedagógicos construídos por ex-bolsistas desse Programa a partir das metodologias que desenvolveram e empregaram para o ensino de Biologia em duas escolas públicas do município de Fortaleza. Tem por objetivos: analisar a relação entre o desenvolvimento de metodologias para o ensino de Biologia por ex-bolsistas do PIBID e a construção de saberes pedagógicos para o exercício da docência no âmbito desse Programa; conhecer as metodologias e ações que desenvolveram para o ensino de Biologia, bem como os saberes e conhecimentos que mobilizaram para elaborá-las e executá-las; identificar as dificuldades que sentiram ao desenvolver essas metodologias na escola e as formas que encontram para superá-las; verificar como compreendem as metodologias de ensino em seu processo de formação docente e como a experiência vivenciada no âmbito desse Programa tem influenciado sua prática pedagógica, agora, como profissionais da Educação; produzir com os ex-bolsistas um material didático impresso, a partir do apanhado das metodologias que desenvolveram nas escolas no âmbito do PIBID, com vistas a divulgar suas ações no intuito de contribuir para a melhoria do ensino de Biologia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, tendo como método o Estudo de Caso (YIN, 2010). Os sujeitos são sete ex-bolsistas do PIBID/Biologia/UFC, que exerceram/exercem profissionalmente a docência no Ensino Básico. A coleta de dados realizou-se através de entrevista semi-estruturada e análise documental. O tratamento das informações se deu por meio de uma aproximação da Análise de Conteúdo de Bardin (1977), a partir de Franco (2003) e Minayo (2011). A base teórica desse trabalho consiste nos estudos de Pimenta (2009), Tardif (2002), Carvalho e Gil-Pérez (2001); Krasilchik (1987; 1996); Nóvoa (1995); Veiga (2004); Lopes (2004); Rays (2004); Franco (2012); Bordenave e Pereira (1999). A análise do conteúdo das falas dos sujeitos nos permitiu inferir múltiplos saberes pedagógicos construídos a partir da elaboração e desenvolvimento de uma grande diversidade de metodologias de ensino de Biologia, destacando-se o saber planejar o ensino, dialogar com os alunos, organizar os conteúdos acadêmicos em conteúdos escolares, situar o ensino de biologia e suas metodologias em contextos mais amplos (sociais, políticos, econômicos, históricos, culturais e éticos), tornar os conteúdos menos abstratos e mais contextualizados, valorizar os conhecimentos prévios dos estudantes, saber adequar a linguagem para permitir a apropriação dos conteúdos pelos alunos, refletir sobre a própria prática e buscar transformá-la. O PIBID exerce influência sobre a prática docente dos ex-bolsistas, hoje, como professores da Educação Básica, porém muito do que aprenderam referente às metodologias de ensino não podem desenvolver em sua prática pedagógica, o que tem sido inviabilizado pelas condições objetivas de trabalho do professor, apontando a necessidade de transformações destes condicionantes e de valorização deste profissional. |
Abstract: | Perform a study on relations between the methodologies for teaching Biology developed by graduates of Biological Sciences Course, Federal University of Ceará who participated in the Institutional Scholarship Program for New Teachers - PIBID the years 2009 to 2011 and their pedagogical training. The study object of this investigation are the pedagogical knowledge built by former scholars of this program from the methodologies developed and employed for the teaching of biology in two public schools in Fortaleza. It aims to analyze the relationship between the development of methodologies for teaching Biology by former scholars PIBID and the construction of pedagogical knowledge to teach in the context of this program; Knowing the methods and actions developed by former scholars for the teaching of biology, as well as the wisdom and knowledge that mobilized to elaborate them and run them; identify the difficulties they experienced in developing these methodologies in school and they find ways to overcome them; see how the former scholars understand the teaching methodologies in the process of teacher education and how the lived experience under this program has influenced their practice, now, as education professionals; Produce with former scholars didactic material printed from the overview of the methodologies developed in schools under the PIBID, in order to publicize their actions and contribute to improving the teaching of biology. This is a qualitative study, the exploratory type, with the case study method (YIN, 2010). The subjects are seven former scholars of PIBID - Biology UFC, who exercised / play professionally teaching in primary education. Data collection was conducted through structured interviews, audio recorded and later transcribed. For the processing of information was done by approximating the content analysis of Bardin (1977), from Franco (2003) e Minayo (2011). The theoretical basis of this work consists of studies Pimenta (2009), Tardif (2002), Carvalho e Gil-Pérez (2001); Krasilchik (1987; 1996); Nóvoa (1995); Veiga (2004); Lopes (2004); Rays (2004), Franco (2012); Bordenave and Pereira (1999). From the content analysis of the statements of the subjects we were able to infer multiple pedagogical knowledge built from the design and development of a wide range of teaching methodologies Biology highlighting the know plan instruction, talk with students, organize academic content in school contents, place the teaching of biology and its methodologies in broader contexts (social, political, economic, historical, cultural and ethical), making content less abstract and more contextual, value students' prior knowledge, namely tailor the language to allow ownership of content by students reflect on their own practice and seek to transform it. The PIBID influences the teaching practice of former scholars today as teachers of basic education, but much of what they learned regarding teaching methodologies cannot develop their pedagogical practice, this has been made impossible by the objective conditions of work of the teacher, pointing to the need for these changes and constraints of this valuation professional. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4419 |
Appears in Collections: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_dis_mmmcmartins.pdf | 3,32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.