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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Maria Érica de Oliveira-
dc.contributor.authorSantana, Deivid Mota-
dc.date.accessioned2019-07-29T15:34:32Z-
dc.date.available2019-07-29T15:34:32Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSantana, Deivid Mota. O jogador-celebridade Neymar: análise do discurso dos Programas Esporte Fantástico e Esporte Espetacular. 2019. 99f. - TCC (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44198-
dc.description.abstractWith the advent of television and the consolidation of sports journalism, football players have achieved such media visibility that, in a short period, they have become real players-celebrities. Thus, their personal lives began to be reported by the media as a way to present to the public what their interests are. Therefore, the football "idols" and "heroes" emerge: athletes acclaimed by the media not only for the championships and tournaments, but also for their lives and behavior trajectory, as is the case of Neymar Junior, object of study of the monograph. Then, the objective of the present work is to investigate the construction of Neymar's player-celebrity image from two television programs: one from Esporte Fantástico (Record); another, from Esporte Espetacular (Globo). The discourse analysis is used as a methodology to verify how the athlete is reported through the language and context of the mentioned subjects. The results of the analyzes show that Neymar is the result of a cultural industry, based on commercial values and media visibility. In addition, it is evident the use of praise and adjectives not only associated with his technique, but, above all, the personality and fame of Neymar. When analyzing the subjects, it is noticed that the speeches are not only words, since they present bias and opinions embedded in the speeches. It is concluded, therefore, that the noticeability criteria of the subjects tend more to the interesting than to the important, thus evidencing the process of selection and production of the news through the theory of journalism known as gatekeeping.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCelebridadept_BR
dc.subjectEsporte Espetacularpt_BR
dc.subjectEsporte Fantásticopt_BR
dc.subjectNeymarpt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.titleO jogador-celebridade Neymar: análise do discurso dos Programas Esporte Fantástico e Esporte Espetacularpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom o advento da televisão e da consolidação do jornalismo esportivo, jogadores de futebol alcançaram visibilidade midiática tamanha que, em curta prazo, transformaram-se em verdadeiros jogadores-celebridades. Assim, suas vidas pessoais passaram a ser noticiadas pelos veículos de comunicação como maneira de apresentar ao público quais são seus interesses. Diante disso, surgem os “ídolos” e “heróis” do futebol: atletas aclamados pela mídia não somente pelos campeonatos e torneios, mas também pela trajetória de vida e pelo comportamento, como é o caso de Neymar Júnior, objeto de estudo da monografia. À vista disso, o objetivo do presente trabalho é averiguar a construção da imagem de jogador-celebridade de Neymar a partir de duas matérias televisivas: uma do Esporte Fantástico (Record); outra, do Esporte Espetacular (Globo). Utiliza-se como metodologia a análise do discurso, a fim de verificar de que forma o atleta é reportado através da linguagem e do contexto das referidas matérias. Os resultados das análises mostram que Neymar é fruto de uma indústria cultural, calcada em valores comerciais e de visibilidade midiática. Além disso, evidencia-se a utilização de elogios e adjetivos não associados apenas à técnica do jovem, mas, sobretudo, à personalidade e à fama de Neymar. Ao analisar as matérias, nota-se que os discursos não são apenas palavras, uma vez que apresentam vieses e opiniões embutidas nas falas. Conclui-se, portanto, que os critérios de noticiabilidade das matérias tendem mais para o interessante do que para o importante, evidenciando, assim, o processo de seleção e produção da notícia através da teoria do jornalismo conhecida como gatekeeping.pt_BR
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