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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBos, Andreia Solange-
dc.contributor.authorBernardi, Giliane-
dc.contributor.authorMuller, Felipe-
dc.contributor.authorPrestes, Lucas Plautz-
dc.contributor.authorZaro, Milton Antônio-
dc.contributor.authorPizzato, Michelle-
dc.date.accessioned2019-07-25T13:42:46Z-
dc.date.available2019-07-25T13:42:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBOS, Andreia Solange; BERNARDI, Giliane; MULLER, Felipe; PRESTES, Lucas Plautz; ZARO, Milton Antônio; PIZATTO, Michelle. Agentes conversacionais: desenvolvimento de uma aplicação no Museu Virtual para o Ensino de Computação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1069-1078.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44127-
dc.description.abstractVirtual 3D worlds are spaces where students of Computer Licensing can have the support of software agents to simulate avatars in the accomplishment of tasks. The contribution of this article is the aggregation of knowledge and bot conversation, which communicates with students through a natural language. To this end, we use the AIML (Artificial Intelligence Markup Language) language to allow us to perform some precise conversations about teaching introduction to computing. In this proposal we evaluate the usability of the conversational agent in a 3D Virtual Museum. The results show the conversation approach and show greater student satisfaction using bot intelligence.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectAmbiente Educativopt_BR
dc.subjectInformática e Educaçãopt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.titleAgentes conversacionais: desenvolvimento de uma aplicação no Museu Virtual para o Ensino de Computaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrMundos Virtuais 3D são espaços em que os estudantes de Licenciatura em Computação podem ter o apoio de agentes de software para simulação de avatares na realização de tarefas. A contribuição deste artigo é a agregação de conhecimento e a conversação do bot, que se comunique com os estudantes por meio de uma linguagem natural. Com este objetivo, usamos da linguagem AIML (Artificial Intelligence Markup Language) para nos permitir realizar algumas conversas precisas sobre o ensino de introdução à computação. Nessa proposta avaliamos a usabilidade do agente conversacional em um Museu Virtual 3D. Os resultados mostram a abordagem da conversação e apresenta uma maior satisfação do estudante utilizando a inteligência do bot.pt_BR
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