Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44105
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira Junior, Ramon Rosa Maia-
dc.contributor.authorReategui, Eliseo Berni-
dc.date.accessioned2019-07-25T12:09:40Z-
dc.date.available2019-07-25T12:09:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationVIEIRA JUNIOR, Ramon Rosa Maia; REATEGUI, Eliseo Berni. Arquitetura Pedagogica para leitura de textos digitais: uma proposta de intervenções programadas e automáticas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 876.-885.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44105-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to present a proposal of Pedagogical Architecture for reading digital texts in hyperdocument format (APLT). The architecture aims to support the reading activity in digital texts, through a set of [semi] programmed interventions, supported by computational support, in cooperative and authorship activities. In order to compose the Pedagogical Architecture, we find elements formalized in the other Pedagogical Architectures, by which the subjects demand actions (active regulations) such as positioning, answers to open questions, formalizations of their understandings, as well as argumentative and counter-argumentative manifestations. As a result, we developed the Hiperdidatico to support the creation of APLT compliant hyperdocuments. ´ Hiperdidatico enables the configuration of question-type interventions, the display of ´ the hyperdocument, and the recording of authorships in response to interventions - before, during and after reading. As new interactions with the hyperdocument occur, new feedbacks are made, new elements are elaborated, which in turn subsidize the interventions of the new readingspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectConstrução Escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.titleArquitetura Pedagogica para leitura de textos digitais: uma proposta de intervenções programadas e automáticaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste trabalho e apresentar uma proposta de Arquitetura Pedagógica para leitura de textos digitais sob o formato de hiperdocumentos (APLT). A arquitetura pretende apoiar a atividade de leitura em textos digitais, através de um conjunto de intervenções [semi] programadas, apoiada por suporte computacional, em atividades cooperativas e de autoria. Para compor a Arquitetura Pedagógica buscou-se elementos formalizados em outras Arquiteturas Pedagógicas, pelos quais demandam dos sujeitos ações (regulações ativas) como posicionamentos, respostas a questões abertas, formalizações de suas compreensões, além de argumentações e manifestações contra-argumentativas. Como resultado apresentamos o Groupware Hiperdidatico, desenvolvido durante a pesquisa, para apoiar a elaboração de hiperdocumentos em conformidade com a APLT. O Hiperdidatico permite a configuração das intervenções sob formato de perguntas, a exibição do hiperdocumento e o registro das autorias em resposta as intervenções - antes, durante e após a leitura. À medida que ocorrem novas interações com o hiperdocumento, novos feedbacks são efetuados, novos elementos são elaborados, que por sua vez subsidiam as intervenções das novas leituras.pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_rrvieirajunior.pdf527,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.