Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44101
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Daniel Domingos | - |
dc.contributor.author | Rosa, Jean C. S | - |
dc.contributor.author | Matos, Ecivaldo Figueredo de | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-25T11:50:07Z | - |
dc.date.available | 2019-07-25T11:50:07Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Daniel Domingos; ROSA, Jean C. S.; MATOS, Ecivaldo Figueredo de. Design Participativo na Comunidade Brasileira de Informática na Educação: um mapeamento sistemático. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 828-837. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316 8889 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44101 | - |
dc.description.abstract | Participatory Design (PD) aims to promote the people active participation in the construction of artifacts, processes, and environments that shape their lives. PD can be a strong allied with Informatics in Education since it is the (potential) users (teachers, students) who must describe the most important criteria related to the need and desires for the construction of educational software. To map how the PD has been used by the Brazilian scientific community of Informatics in Education we conduct a systematic mapping of the literature and identified 11 papers on the subject. With the mapping, it was possible to show few studies that used PD in the context of Informatics in Education. Nevertheless, the studies found have important contributions when using PD in Informatics in Education | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFSCar | pt_BR |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.subject | Educação - Informática | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.title | Design Participativo na Comunidade Brasileira de Informática na Educação: um mapeamento sistemático | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Design Participativo (DP) tem o objetivo de promover a participação ativa das pessoas na construção de artefatos, processos e ambientes que moldam a sua vida. O DP pode ser um forte aliado à Informática na Educação, pois quem deve descrever os critérios mais importantes relacionados à necessidade e desejos para a construção de um software educacional são os seus (potenciais) usuários (professores, estudantes). Para mapear como o DP tem sido utilizado pela comunidade científica brasileira de Informática na Educação, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura que identificou 11 artigos sobre a temática. Com o mapeamento foi possível evidenciar que há poucos estudos que utilizaram DP no contexto de Informática na Educação. Apesar disso, os estudos encontrados apresentam importantes contribuições quando utilizado DP em Informática na Educação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FACED - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_ddalves.pdf | 202,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.