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dc.contributor.authorCoutinho, Emanuel Ferreira-
dc.contributor.authorBonates, Mara Frankling-
dc.contributor.authorMoreira, Leonardo Oliveira-
dc.date.accessioned2019-07-25T11:13:39Z-
dc.date.available2019-07-25T11:13:39Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Emanuel Ferreira; BONATES, Mara Frankling; MOREIRA, Leonardo Oliveira. Relato sobre o uso de uma ferramenta de desenvolvimento de jogos para o ensino introdutório de lógica de programação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 689-698.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44087-
dc.description.abstractTeaching programming logic and consequently coding are tasks that require a substancial amount of effort from the professors. In addition, helping students to associate theory with practice is a complex task, since students usually enter undergraduate courses with the most diverse capabilities and talents. A common difficulty among teachers is how to teach programming logic so that the student is motivated to learn, while getting prepared to use a coding tool and applying the concepts in practice. The objective of this work is to report the experience of using a specific tool for the development of digital games (Game Maker) in the teaching of programming logic in an undergraduate course.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectEnsino de lógicapt_BR
dc.subjectEnsino de lógico - Esforço docentept_BR
dc.subjectEnsino de lógica - jogos digitais (Game Maker) - Ensinopt_BR
dc.titleRelato sobre o uso de uma ferramenta de desenvolvimento de jogos para o ensino introdutório de lógica de programaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino de logica de programação e consequentemente a codificado são tarefas que requerem muito esforço por parte dos docentes. Além disso, auxiliar o aluno a associar a teoria com a pratica é uma tarefa complexa, pois os alunos geralmente ingressam nos cursos de graduação possuindo os mais diversos perfis. Uma dificuldade comum e como ensinar logica de programação de maneira que o aluno se veja motivado a aprender, ao mesmo tempo em que eles se preparam para utilizar uma ferramenta de codificação e aplicar os concei- ˜ tos na pratica. O objetivo deste trabalho ´ e relatar a experiencia da utilização de uma ferramenta específica para o desenvolvimento de jogos digitais (Game Maker) para o ensino de logica de programação em um curso de graduação.pt_BR
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