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dc.contributor.authorSantos, Gilson Pedroso dos-
dc.contributor.authorMafra, José Ricardo e Souza-
dc.date.accessioned2019-07-25T11:10:03Z-
dc.date.available2019-07-25T11:10:03Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANTOS, Gilson Pedroso dos; MAFRA, José Ricardo e Souza. O pensamento computacional e as tecnologias da informação e comunicação: como utilizar recursos computacionais no ensino da matemática? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 679-688.pt_BR
dc.identifier.isbn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44086-
dc.description.abstractThis work aimed to investigate the discussion about Computational Thinking (CP) in the Amazonian context, more precisely in the western region of Pará (Santarém municipality), with the help of Information and Communication Technologies (ICT) applied to the teaching of mathematics in basic education . For that, a little of the potential of computer programs such as PhET Interactive Simulations, OpenOffice Calc and Scratch was presented. The results converge to the discussion about how to elaborate activities, involving PC and ICT, that can be applied in the teaching-learning process. There was a significant level of motivation in learning mathematics through computational resourcespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectPensamento Computacional (PC)pt_BR
dc.subjectPensamento Computacional (PC) - Pará (município de Santarém)pt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação (TIC) - PhET Simulações Interativas, OpenOffice Calc e Scratchpt_BR
dc.titleO pensamento computacional e as tecnologias da informação e comunicação: como utilizar recursos computacionais no ensino da matemática?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho buscou investigar a discussão sobre Pensamento Computacional (PC) no contexto amazônico, mais precisamente na região oeste do Pará (município de Santarém), com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), aplicados ao ensino da matemática na educação básica. Para tanto, apresentou-se um pouco dos potenciais de programas computacionais como PhET Simulações Interativas, OpenOffice Calc e Scratch. Os resultados convergem para a discussão sobre como elaborar atividades, envolvendo o PC e as TIC, que possam ser aplicadas no no processo de ensino-aprendizagem. Percebeu-se um nível de motivação significativo em aprender matemática através dos recursos computacionais.pt_BR
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