Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44083
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Isabelle Maria Lima de-
dc.contributor.authorCampos, Lívia Maria Rodrigues Sampaio-
dc.contributor.authorAndrade, Wilkerson Lucena-
dc.date.accessioned2019-07-25T10:51:13Z-
dc.date.available2019-07-25T10:51:13Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUZA, Isabelle Maria Lima de; CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio; ANDRADE, Wilkerson Lucena. Explorando o uso da robótica na educação básica: um estudo sobre ações práticas que estimulam o pensamento computacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 639-648.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44083-
dc.description.abstractRobotics laboratories for Basic Education schools (BE) are often acquired aiming teaching sciences. However, the use of robotics in EB is difficult due to limitations of physical structure, academic materials, and training of professionals. Thus, we carried a work, from the organization of the laboratories to the offer of classes, with the purpose of facilitating the use of robotics in state schools. We analyzed the effects of the mentioned work considering the vision of the school managers and the evolution of the Computational Thinking (CT) of 41 high school freshman. The results indicate that the use of robotics to BE considering physical and methodological factors motivates teachers and students, stimulates students’ learning and CT skills.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectLaboratórios de robótica - Educação Básica(EB)pt_BR
dc.subjectPensamento Computacional (PC) - robóticapt_BR
dc.subjectAprendizado - habilidades no PCpt_BR
dc.titleExplorando o uso da robótica na educação básica: um estudo sobre ações práticas que estimulam o pensamento computacionalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrLaboratórios de robótica para Educação Básica(EB) frequentemente ´ são adquiridos visando o ensino das ciências. Contudo, o uso da robótica na EB ´ e dificultado por limitações de estrutura física, materiais didáticos e formação de profissionais. Assim, com o intuito de facilitar o uso da robótica em escolas ´ estaduais de EB, realizamos um trabalho desde a organização dos laboratórios ate a oferta de aulas. Analisamos os efeitos do trabalho considerando a vis ´ ao˜ dos gestores escolares e a evolução do Pensamento Computacional (PC) de ˜ 41 alunos de 1a Serie do Ensino Médio. Os resultados indicam que o uso da ´ robótica na EB considerando fatores físicos e metodológicos motiva professores ´ e alunos, estimula o aprendizado e as habilidades do PC dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_imlsilva.pdf442,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.