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dc.contributor.authorSilva, Anaxsuell Fernando da-
dc.contributor.authorProcópio, Carlos Eduardo Pinto-
dc.date.accessioned2019-07-24T20:46:34Z-
dc.date.available2019-07-24T20:46:34Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Anaxsuell Fernando da; PROCÓPIO, Carlos Eduardo Pinto. Colonialidades do crer, do saber e do sentir: apontamentos para um debate epistemológico a partir do Sul e com o Sul. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 50, n. 2, p. 15-30, jul./out. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44057-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectEpistemologiaspt_BR
dc.subjectColonialidadespt_BR
dc.titleColonialidades do crer, do saber e do sentir: apontamentos para um debate epistemológico a partir do Sul e com o Sulpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrRepensar a modernidade em sua faceta colonial tem sido um esforço intelectual empreendido por vários pesquisadores e pesquisadoras - dedicados ou não à pesquisa das religiões – pertencentes às humanidades nas últimas décadas. Um marco importante deste pensamento crítico emancipador são os trabalhos do cientista social peruano Aníbal Quijano (1928-2018). Ele foi o responsável pela formulação de uma teoria fundacional (filosófica, epistemológica, ética e política) a respeito das particularidades do pensamento social latinoamericano. A “colonialidade de poder”, expressão convertida a partir dos seus trabalhos em um conceito-chave, refere-se a uma estrutura de poder própria do domínio colonial na qual foram submetidos os povos originários a partir de 1492, e que ainda perdura, mesmo após as independências (cf. Quijano, 1992, p. 12). Em termos gerais, a colonialidade seria a outra face da modernidade, seu lado obscuro.[...]pt_BR
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