Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44056
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Avaliação da qualidade educacional da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Autor : Andriola, Wagner Bandeira
Andriola, Cristiany Gomes
Palabras clave : Avaliação da Qualidade da Educação;Avaliação da Educação;Avaliação da Educação Superior
Fecha de publicación : 2009
Editorial : Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ.
Citación : ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ANDRIOLA, Cristiany Gomes. Avaliação da qualidade educacional da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, p. 153-168, jan./mar. 2009.
Resumen en portugués brasileño: Objetivamos avaliar alguns aspectos do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), que comprometem a qualidade educacional. Enfocamos, na ocasião, o seguinte: adequação das instala- ções físicas; adequação dos equipamentos de informática e recursos audiovisuais; envolvimento docente no processo de ensino-aprendizagem. Para tal, foi utilizada amostra composta por 124 universitários do curso de Pedagogia da UFC, com idade média de 26,8 anos (desvio-padrão = 7,05 anos), sendo 96 do gênero feminino (77,2%) e 83 do curso noturno (66,9%). Quanto ao semestre de entrada no curso, observamos que 32 dos entrevistados (25,7%) iniciaram seus estudos no período 1999.2, tendo, portanto, conhecimento sobre os aspectos componentes da realida- de avaliada há, pelo menos, quatro anos. Os principais resultados apontaram a exis- tência das seguintes classes de problemas: 1) estruturais: inadequação das instala- ções físicas da FACED; e 2) conjunturais: (a) inadequação da segurança da FACED, (b) inadequação da manutenção e dos equipamentos de informática e audiovisuais, (c) diminuto envolvimento docente em algumas atividades acadêmicas, (d) inade- quação do atendimento proporcionado pelos funcionários da Coordenação da Gra- duação ao corpo discente, (e) diminuta oferta de disciplinas optativas, (f) inadequa- ção da sistemática da matrícula via Internet e, finalmente (g) desprestígio do curso noturno de Pedagogia.
Abstract: The aim of this research is to evaluate some aspects of the Pedagogy Course of the Faculty of Education (FACED) of the Federal University of Ceará (UFC) which endangers the quality of education. At that moment, we focus on the following: adequacy of the physical installations; informatics equipments and audiovisual resources as well as teachers’ involvement in the teaching-learning process. For so, it was used the sample composed by 124 university students of the UFC Pedagogy course, at the average of 26,8 years of age (Standard deviation = 7.05 years), of which 96 were female (77,2%) and 83 from the night course (66,9%). We observed that 32 of the interviewed students (25, 7%) had enrolled in 1999.2, and were conscious of the aspects that compose the evaluated reality for at least, four years. The main results pointed out the existence of the following kinds of problems:1) structural: inadequacy of the physical installations at the FACED; and 2) conjuncture: (a) safety inadequacy at the FACED, (b) maintenance inadequacy of the audiovisual and informatics equipments, (c) inadequacy of the teachers’ involvement in some academic activities, (d) inadequacy of attendance given from the coordination of graduation to the students staff, (e) inadequacy of optional discipline (f) inadequacy of the internet registering system and finally, (g) loss of the evening course of Pedagogy prestige. Keywords: Educational assessment. Quality of Education. Higher Education.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44056
ISSN : 0104-4036 (impresso)
1809-4465 (on line)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_art_wbandriolacgandriola.pdf236,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.