Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44026
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Thiago Medeiros | - |
dc.contributor.author | Silva, Ivanovitch | - |
dc.contributor.author | Guedes, Luiz Affonso | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-24T15:00:22Z | - |
dc.date.available | 2019-07-24T15:00:22Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Thiago Medeiros; SILVA, Ivanovitch; GUEDES, Luiz Affonso. Uso da técnica de análise de correspondência para análise exploratória de dados no contexto educacional . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 389-398. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316 8889 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44026 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this paper is to show how the Correspondence Analysis can be used to enhance the Exploratory Data Analysis on the drop-out for a set of educational data with a majority of the categorical type. To this, the independence calculation was implemented from the chi-square, and the heatmap and perceptual map were generated with the indexes on the socioeconomic data of students of courses of IFRN. As a result of this paper is presented the relations of attraction and repulsion between socioeconomic attributes and drop-out, and the profile of the student most vulnerable to evasion is drawn. Some characteristics are: students who have already failed at least once, who do not live with their parents, elementary school in public school, low level of education of the financial responsible. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFSCar | pt_BR |
dc.subject | Análise Exploratória de Dados - Análise de Correspondência | pt_BR |
dc.subject | Análise Exploratória de Dados - dados socioeconômicos | pt_BR |
dc.title | Uso da técnica de análise de correspondência para análise exploratória de dados no contexto educacional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A proposta deste trabalho é mostrar como a técnica de Análise de Correspondência pode ser utilizada para potencializar a Análise Exploratória de Dados sobre o fenômeno da evasão para um conjunto de dados educacionais com maioria do tipo categórico. Para tal, foi implementado o cálculo de independência a partir do qui-quadrado, e produzidos os gráficos heatmap e mapa perceptual com os índices gerados sobre os dados socioeconômicos de alunos de cursos integrados do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Como resultados são apresentadas as relações de atração e repulsão entre os atributos socioeconômicos e a evasão, e traçado o perfil de aluno mais vulnerável para evasão, sendo algumas características: alunos que já reprovaram ao menos uma vez, que não moram com os pais, com ensino fundamental em escola pública, a escolaridade do responsável financeiro baixa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FACED - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_tmbarros.pdf | 225,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.