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dc.contributor.authorBarros, Thiago Medeiros-
dc.contributor.authorSilva, Ivanovitch-
dc.contributor.authorGuedes, Luiz Affonso-
dc.date.accessioned2019-07-24T15:00:22Z-
dc.date.available2019-07-24T15:00:22Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBARROS, Thiago Medeiros; SILVA, Ivanovitch; GUEDES, Luiz Affonso. Uso da técnica de análise de correspondência para análise exploratória de dados no contexto educacional . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 389-398.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44026-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to show how the Correspondence Analysis can be used to enhance the Exploratory Data Analysis on the drop-out for a set of educational data with a majority of the categorical type. To this, the independence calculation was implemented from the chi-square, and the heatmap and perceptual map were generated with the indexes on the socioeconomic data of students of courses of IFRN. As a result of this paper is presented the relations of attraction and repulsion between socioeconomic attributes and drop-out, and the profile of the student most vulnerable to evasion is drawn. Some characteristics are: students who have already failed at least once, who do not live with their parents, elementary school in public school, low level of education of the financial responsible.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectAnálise Exploratória de Dados - Análise de Correspondênciapt_BR
dc.subjectAnálise Exploratória de Dados - dados socioeconômicospt_BR
dc.titleUso da técnica de análise de correspondência para análise exploratória de dados no contexto educacionalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA proposta deste trabalho é mostrar como a técnica de Análise de Correspondência pode ser utilizada para potencializar a Análise Exploratória de Dados sobre o fenômeno da evasão para um conjunto de dados educacionais com maioria do tipo categórico. Para tal, foi implementado o cálculo de independência a partir do qui-quadrado, e produzidos os gráficos heatmap e mapa perceptual com os índices gerados sobre os dados socioeconômicos de alunos de cursos integrados do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Como resultados são apresentadas as relações de atração e repulsão entre os atributos socioeconômicos e a evasão, e traçado o perfil de aluno mais vulnerável para evasão, sendo algumas características: alunos que já reprovaram ao menos uma vez, que não moram com os pais, com ensino fundamental em escola pública, a escolaridade do responsável financeiro baixa.pt_BR
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